6 coisas estranhas que seu gato faz, explicadas por especialistas

coisas estranhas de gato

Muitas vezes os gatos podem agir de jeitos estranhos para nós, mas que fazem parte do seu comportamento natural.

Como em diversas situações cotidianas, quando ele está caçando ou quer chamar a sua atenção para ter um pouco de carinho. 

Pensando em responder essas dúvidas a Insider conversou com o veterinário Richard Gowan, especialista em comportamento animal, para entender melhor o que está acontece com o nosso gato.

Aqui estão as explicações por trás de alguns comportamentos aparentemente estranhos dos gatos.

Quando um gato tagarela, eles podem estar tentando imitar o canto dos pássaros.

Quando um gato está olhando pela janela e avista um pássaro próximo, você pode ouvi-lo começar a fazer alguns sons estranhos, fazendo ruídos que soam bastante semelhantes ao piar de um pássaro. 

Muitas pessoas pensam que esses sons são uma expressão de frustração porque o gato não consegue alcançar o pássaro.

Mas estudos recentes, com gatos selvagens na floresta amazônica, mostram que pode não ser esse o motivo.

Johnson disse que os pesquisadores descobriram que os gatos selvagens às vezes imitam o barulho dos macacos, suas presas, enquanto estão na floresta.

Portanto, uma teoria popular é que, quando os gatos domésticos fazem esse tipo de som, eles estão, na verdade, tentando imitar os pássaros para que eles se aproximem e possam capturá-los.

Mas a tagarelice de um gato também pode significar que eles estão muito animados por ver os pássaros, de acordo com a Cat Health

Quando os gatos massageiam ou “amassando pãozinho” com as patas, não é exatamente um sinal de afeto.

Quando um gato massageia um local com as suas patas, ele as move para cima e para baixo e parece que estão manuseando uma massa imaginária ou “amassando pãozinho”. 

“Essa ação pode ser por instinto, quando o gato libera hormônios pelos pés. Eles podem fazer isso na sua cama para marcá-la como sendo deles.“disse Gowan

Embora massagear possa ser principalmente um comportamento de marcação instintivo, também pode ser algo que os gatos fazem quando estão se sentido confortáveis. 

“Quando os gatos são jovens, eles massageiam as mães para estimular a produção de leite.

Achamos que os gatos adultos fazem massagem porque está relacionado com a prática calmante e confortável de quando eram gatinhos. É a mesma razão pela qual alguns gatos babam.

Ambos são pequenos comportamentos que fazem com que eles lembrem-se da infância.”

Mesmo que não pareça confortável, seu gato provavelmente se sente muito seguro em recipientes e caixas pequenas.

“Você verá tigres exibirem o mesmo comportamento em zoológicos quando tiverem acesso às caixas. Achamos que está ligado a uma sensação de segurança e proteção.

Se você estiver com as costas contra a parede, poderá ver em todos os lados” disse Johnson.

Quando seu gato traz para você algo que ele caçou, ele está apenas seguindo seus instintos.

Os gatos são caçadores natos, portanto, se pegarem algo como um lagarto, um pássaro ou um camundongo, normalmente o trarão de volta ao seu lugar seguro.

Na maioria dos casos, essa é sua casa.

E quando um gato traz algo para você, não é exatamente um presente – é o jantar.

Em muitos casos, eles trazem para você algo que eles acham que você provavelmente não teria conseguido, de acordo com o Live Science.

Então para você pode não ter nenhum valor e até mesmo ser nojento, mas para eles isso é importante.

Se um gato cutuca ou dá uma cabeçada em sua perna

Se um gato caminha vagarosamente em sua direção e esfrega a cabeça na sua perna, você pode pensar que ele quer que você o acaricie. Nem sempre é o caso. 

“Nós, como humanos, percebemos a cabeçada como um sinal de afeto, mas o gato pode não gostar que você se abaixe para acariciá-lo”.

Quando um gato dá uma cabeçada em sua perna, eles podem estar apenas marcando você com suas glândulas odoríferas.

“Os gatos têm glândulas odoríferas limitadas ao redor de seu corpo”, explicou Gowan. “Eles têm essas glândulas ao redor dos pés, rosto e bumbum. Geralmente, quando os gatos fazem coisas como amassar, coçar ou dar cabeçadas, eles estão marcando você com as glândulas.”

Quando o seu gato se recusa a usar a caixa de areia, ele pode estar tentando lhe dizer que não está de acordo com seus padrões.

De acordo com o Web MD, seu gato pode evitar a caixa de areia se não estiver limpa o suficiente para ele, se houver muita ou pouca areia para gatos na caixa ou se ele não gostar do tipo de caixa ou do local em que ela está.

De uma perspectiva humana, você pode pensar, ‘Gato mau, você fez xixi no chão!’ Mas o gato pode estar pensando, ‘Vá dar uma olhada na caixa de areia, ela não está do jeito que eu quero. 

Lembre-se de que se o seu gato não estiver urinando ou defecando, ele pode realmente ter um problema médico, então você pode querer consultar um veterinário se este for o caso. 

 E então, conseguiu entender melhor o seu amigo peludo?

Pode te interessar:

É por isso que dizem que gato preto dá azar. Mas será verdade?

Será que os gatos sentem ciúme? Veja os sintomas de um gato ciumento

Por que meu gato não ronrona? Veja o que fazer para ele voltar a ronronar

Deixe um comentário