Para que serve o bigode do gato? Veja as 4 razões principais


para que serve o bigode do gato

Você já se perguntou para que serve o bigode do gato? Essa é uma das perguntas que todos nós nos fazemos pelo menos uma vez na vida, mesmo aqueles que nunca tiveram um gato.

Responder a essa pergunta em apenas um ponto é impossível, já que os motivos principais são, na verdade, 4 e vamos revelá-los para você, um a um.

Para que serve o bigode do gato?

Sentir as superfícies

Isso mesmo, essa é uma das principais funções. Mas como eles fazem isso? 

Simples, no bigode do gato tem células sensoriais que permitem que ele sinta como o tato (o mesmo que acontece com os dedos, quando tocamos em algo) que envia todas as informações para o cérebro. 

Por exemplo, quando os gatos se recusam a comer ou beber em certas tigelas é porque são muito pequenas e seus bigodes encostam nas bordas, causando muito desconforto.

Comunicação

Os bigodes do gato também possuem pequenos músculos que, ao se contraírem, permitem que ele os mova. 

Assim, por meio deles, nossos amigos são capazes de se comunicar tanto com seus colegas gatos quanto conosco diretamente, muitas vezes sem nosso conhecimento. 

Por exemplo, se estiverem voltados para a frente, o gato tem intenções amigáveis, mas se forem puxados para trás, podem não se sentir bem ou sentir-se desconfortáveis.

Caçar melhor à noite

Os gatos, como sabemos, são predadores e as suas capacidades de caça noturna devem-se sobretudo aos seus bigodes que, como veremos a seguir, permitem também que o gato se oriente.

Para se orientar

O bigode do gato também é formado por outras células, chamadas proprioceptivas, que têm a função de perceber a distância do chão.

Além disso, estes últimos são essenciais para permitir que o gato caia de pé!

E então, gostou de saber para que serve o bigode do gato?

Conta para nós nos comentários.

Pode te interessar:

5/5 - (1 vote)