Seu cão pode comer tomate? Veja antes de dar a ele


cachorro pode comer tomate

O tomate é um alimento básico para nós, mas será que o seu cão pode comer tomate?

No dia a dia, este ingrediente versátil forma a base de várias refeições, desde um molho para uma macarronada a uma salada saudável.

Você também já deve ter notado o tomate listado como ingrediente em alguns alimentos para cães, mas cachorro pode comer tomate?

Continue lendo para descobrir se os tomates são bons para cães e quando evitá-los.

Meu cão pode comer tomate?

Sim e não.

Os cães podem comer tomates vermelhos maduros, com moderação.

No entanto, os tomates pertencem à família da beladona e os produtos químicos naturais chamados solanina e tomatina são encontrados nos tomates verdes, principalmente nos caules e nas folhas da planta. 

Ambos podem ser prejudiciais em grandes quantidades, e é melhor evitar alimentar seu animal de estimação com qualquer coisa além da fruta madura.

Se você cultiva tomates na sua horta, seu cão pode tentar comer tanto os tomates como também as folhas verdes e caules, por isso é sempre importante mantê-los em um local onde seu cão não tenha acesso ou dentro de uma estufa.

Os tomates são bons para cães?

Os tomates podem ser bons quando dados ao cão ocasionalmente, porém pode causar problemas quando dado em grande quantidade ou com muita frequência. 

É importante observar que o tomate não deve ser adicionado à dieta do seu cão regularmente, pois ele já estará recebendo todos os nutrientes de que precisa de uma dieta completa e balanceada.

É bom oferecer alguns pedaços de tomate como lanche de vez em quando.

Quando os tomates são ruins para os cães?

Em alguns casos, quando o cão consome muitas partes verdes do tomate, os cães podem ter problemas por conter muita tomatina, mas isso é muito raro. 

Se você notar que seu cão apresenta algum problema depois de comer tomate, principalmente verde, entre em contato com um veterinário imediatamente.

Posso dar molhos e sopas de tomate ao meu cão?

Se você está se perguntando se os cães podem comer molhos e sopas de tomate, a resposta é não. 

Sempre evite frascos ou molhos de tomate enlatados e sopas, pois geralmente, eles contêm aditivos que podem ser prejudiciais para o seu cão. 

Esses tipos de alimentos preparados provavelmente terão açúcar, sal e até ingredientes potencialmente prejudiciais, como alho e cebola.

Também recomendamos evitar tomates enlatados, porque eles podem conter conservantes.

E então, gostou de saber que seu cão pode comer tomate?

Conta para nós nos comentários.

Pode te interessar:

Por que cachorro come grama?

Cachorro pode comer sorvete?

Cachorro pode comer mexerica

5/5 - (1 vote)