Cheiro de cachorro molhado: porque fede e como tirar o cheiro da casa

cheiro de cachorro molhado

Você já se perguntou por que um cachorro molhado cheira mal? A seguir, explicamos por que cão molhado cheira mal e como se livrar do odor na sua casa.

Cheiro de cachorro molhado: o básico

  • A umidade ativa os micróbios que causam odores ruins
  • Rugas na pele causam mau cheiro
  • A nutrição pode desempenhar um papel fundamental nisso
  • Secar seu cachorro rápido depois do banho ou quando ele se melhor pode ajudar
  • Os produtos à base de enzimas naturais são mágicos
  • Os toalhetes para limpar o cão são muito úteis em caso de necessidade
  • A roupa de cama de linho é eficaz na eliminação de odores
  • Bicarbonato de sódio é seu amigo
  • Consulte o seu veterinário se o odor persistir ou ficar muito forte

Por que o cheiro de cachorro molhado?

Na pele de todos os animais, incluindo nós, humanos, existem micróbios na forma de leveduras e bactérias. 

Esses microrganismos produzem produtos químicos que passam despercebidos quando o cão está seco. 

Mas com a água essas substâncias são liberadas na pele e no pelo do cão, causando o conhecido odor do cachorro molhado.  

O odor de cão molhado pode mudar com base em vários fatores, incluindo:

  • Quantidade de saliva
  • Tempo ao ar livre
  • Onde o cachorro gosta de rolar
  • Quantas vezes ele toma banho
  • Se tem rugas
  • Alergias e fungos

Às vezes, a nutrição e a raça podem afetar o odor do cachorro. A composição química do corpo e as necessidades nutricionais dos cães são muito diferentes das dos humanos.

Rugas, pele oleosa e outros fatores relacionados 

As duas raças com cheiro mais forte são o Basset Hound e o Shar Pei. O Basset Hound tem um cheiro típico de “cão de caça”, devido em parte ao sebo (uma substância lubrificante liberada pelas glândulas na epiderme) que torna sua pele um tanto quanto oleosa.

As bactérias se alimentam de sebo, então essas raças podem transportar mais micróbios causadores de odores para a pele. Um bom banho a cada duas semanas pode manter esses microorganismos sob controle.

Já o Shar Pei, além de produzir uma grande quantidade de sebo, tem a pele muito enrugada, muitas vezes com tendência a dermatites. 

Quando escovar o pelo do seu cão, é importante limpar bem as dobras da pele, especialmente para cães com rosto enrugado, como Buldogues, Pugs e Pequinês.

Os lenços umedecidos para a limpeza de cães são muito eficazes neste caso e podem ajudar a prevenir doenças de pele e mau cheiro.

Saliva, mais um fator

A boca constantemente molhada e cheia de saliva pode causar o típico “cheiro de cachorro”.

A saliva torna o cheiro dos cães mais forte porque os micróbios preferem ambientes úmidos.

Raças de cachorros gigantes como Mastim Inglês, Labrador, Mastim napolitano e San Bernardo, ou cães de caça como Coonhound e Basset Hound são conhecidos por sua salivação excessiva e uma boca geralmente sempre “molhada”.

Rolando nas poças, que beleza!

Se o seu cão não consegue evitar rolar em poças, mantê-lo seco pode ser complicado. A pele dos cães que gostam de nadar em rios e riachos pode ficar com o cheiro de peixes ou plantas em decomposição.

Fique de olho no seu cachorro. 

Rolar em um peixe morto na margem de um rio (ou qualquer coisa que esteja em decomposição) pode ser a melhor hora do dia para ele e a pior para você. 

O cheiro de carcaças em decomposição é difícil de eliminar e certamente você precisará usar produtos especiais, como os para cheiro de gambá.

Neutralizando o cheiro de cachorro molhado: os primeiros passos

Tudo depende da rapidez com que você seca o pelo do seu cão.

Se seu cachorro rolar em uma poça antes de entrar em casa ou adora esfriar as patas na água no verão, seque-o bem com uma toalha e depois dê a ele um biscoito.

Para evitar que o cheiro de cachorro molhado fique em casa, você pode comprar uma toalha ou um soprador especial para cães.

Elimine o odor de cão molhado na casa

Mesmo que você seque seu cão com cuidado após uma caminhada na chuva ou depois de dar-lhe um banho, ele continuará se esfregando na cama, no sofá e no tapete para continuar a se secar, transferindo assim o odor de cão molhado para toda a casa. 

Viva!

Dar banho regularmente em seu animal de estimação é uma maneira eficaz de se livrar de seu mau cheiro.

Não lave seu animal de estimação mais de uma vez a cada duas semanas, e se você tem um cão de raça grande com pelagem dupla, um banho uma vez por mês ou a cada dois meses é suficiente. 

Certifique-se também de lavar a coleira. Uma coleira de náilon pode ser lavada na máquina, mas no caso de uma coleira de couro será necessário usar um produto específico.

Existem também neutralizadores de odores para cães. 

A maioria deles é usada quando os cachorros vão para a casa por engano, mas também são eficazes para eliminar o odor de cachorro.

Certifique-se de usar produtos adequados para animais de estimação, pois algumas fragrâncias para ambientes ou óleos essenciais podem ser prejudiciais a eles.

Se o cachorro dormir com você, você pode comprar roupa de cama de linho de qualidade para eliminar o cheiro de cachorro em seu quarto. O linho é resistente e não retém odores, e também é muito macio.

Limpe a cama e os itens do seu cachorro

Para o canil, cobertores, travesseiros e outros itens que absorvem o odor de cachorro molhado, como tecido ou coleiras de nylon, use um detergente para eliminar odores ou um detergente de oxigênio ativo.

Além disso, você pode adicionar uma colher de sopa de vinagre de maçã à máquina de lavar junto com o detergente.

Dica: certifique-se de que os produtos que você usa não apenas disfarçam odores e procure detergentes que eliminem completamente os odores ruins, como produtos com enzimas ou bicarbonato de sódio. 

Livre-se do cheiro de cachorro molhado do carro

Se você viajar de carro para levar seu cachorro para dar um mergulho, seu veículo pode começar a cheirar a cachorro molhado. 

Sempre carregue toalhas com você para secar seu amigo peludo antes de deixá-lo entrar no carro.

Se o seu cão costuma sentar-se no banco de trás, cubra-o com um lençol – é muito mais fácil de lavar do que o estofamento do carro. 

Além de combater o odor de cachorro molhado, também protege contra manchas.

Dito isso, uma das maneiras mais eficazes e seguras de se livrar do odor de cachorro no carro é usar bicarbonato de sódio!

Polvilhe o bicarbonato de sódio no estofamento do carro e nos tapetes, prestando atenção nas fendas.

Faça isso à noite ou no início da manhã e deixe o bicarbonato de sódio por várias horas para ajudá-lo a absorver melhor os odores. Em seguida, aspire-o com o aspirador.

Mas conta para nós nos comentários, qual é o seu segredinho para tirar o cheiro de cachorro molhado?

Pode te interessar:

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário