Como os cachorros enxergam? Entenda como ele vê você


como os cachorro enxergam

Quem tem cachorro quer saber tudo sobre seu melhor amigo, principalmente como os cachorros enxergam.

Uma dúvida muito comum é se eles enxergam preto e branco ou colorido, como nós humanos enxergamos.

Para esclarecer essa dúvida, decidimos escrever este artigo para analisar como o cachorro enxerga, um guia completo para você matar todas as suas curiosidades. 

Quando o cachorro começa a enxergar?

Os filhotes recém-nascidos são cegos e totalmente dependentes da mãe. Eles começam a abrir os olhos e a ver quando chegam às 3 semanas de vida.

A partir das 5 semanas, o filhote já desenvolveu totalmente a sua visão periférica.

Entre 5 e 7 semanas já é possível começar a treinar o filhote, pois ele é mais independente da mãe e tem a maioria dos sentidos desenvolvidos.

Comece a educá-lo em um ambiente que não tenha muitos estímulos para que ele não se distraia e aprenda mais rápido.

Aos 3 meses o cachorro já se vê como um cão adulto.

Como os cachorros enxergam

como o cachorro enxerga cores

Qualquer pessoa que tenha um desses adoráveis ​​animais já deve ter se perguntado: como os cachorros enxergam?

A visão dos cães é diferente da dos humanos, então eles veem o mundo de maneira diferente.

Vejamos alguns dos fatores característicos da visão de cães:

  • Capacidade de se distanciar (campo visual e percepção de profundidade): a posição dos olhos na cabeça do animal determina a visão periférica e quanto campo visual ele consegue ver com os dois olhos.

    É chamada de visão binocular e permite que ele se distancie corretamente. O campo de visão dos cães é de 240º, enquanto o nosso é de apenas 200º.

    Mas, a visão binocular dos humanos é maior do que a dos cachorros.
  • Capacidade de focar em objetos (acuidade visual): esta habilidade permite ao cão focar em objetos diferentes e diferenciá-los uns dos outros graças às características da córnea e do cristalino.
  • Percepção de movimento: os cães são muito sensíveis ao movimento. De acordo com alguns estudos, eles seriam capazes de perceber animais e objetos em movimento a uma distância de 800 metros.
  • Reconhecimento de cores: cones são as células encontradas na retina que determinam a percepção das cores quando estimuladas por luz de vários tipos de onda.

Cachorro enxerga preto e branco

Espectro de cores de como o cachorro enxerga

Muitas pessoas afirmam que cachorro enxerga preto e branco.

Mas é verdade?

Os cães não podem reconhecer cores como as pessoas, mas isso não significa que eles enxergam em preto e branco, então essa é uma crença falsa.

Os cones, as células da retina que mencionamos anteriormente, permitem que o cão veja certas cores com base nas condições de luz. 

Enquanto nós, humanos, somos muito sensíveis a três cores principais, ou seja, vermelho, azul e verde (visão tricromática), os cães são sensíveis a apenas duas cores, azul e amarelo.

Então eles têm visão de duas cores e não são capazes de perceber a cor vermelha.

Cachorro enxerga no escuro?

Sim, os cães conseguem enxergar no escuro e à noite, tanto que a visão noturna é uma das características mais importantes desses animais: por isso são considerados hábeis caçadores noturnos. 

A pupila do cão pode se expandir consideravelmente, então, se houver pouca luz, a retina é mais estimulada.

Na retina encontramos células reflexivas que formam uma camada de tecido chamada tapetum lucidum, característica dos mamíferos noturnos.

Como prova disso, nós, humanos, não temos essa membrana.

É claro que na escuridão total o cão não conseguirá ver nada porque precisa de um mínimo de luz que, mesmo que fraca, é suficiente para estimular as células da retina.

O cachorro enxerga de longe?

O cão é capaz de distinguir objetos a 6 metros de distância, enquanto uma pessoa pode distinguir até 25 metros.

Essa capacidade depende da córnea e do cristalino, e o cristalino do cachorro pode ser melhor ou pior, assim como nas pessoas.

Nossos amigos peludos, podem sofrer de miopia e hipermetropia.

O Labrador, por exemplo, tem a reputação de ser um dos cães com a melhor vista, enquanto o Pastor Alemão e o Rottweiler tendem a sofrer de miopia.

Algumas curiosidades sobre como o cachorro enxerga

Agora que respondemos à pergunta sobre como o cachorro enxerga em diferentes condições, vamos apresentar alguns fatos curiosos que têm a ver com a visão canina.

  • O cão vê muito pouco no chão, independente da raça, tanto que alguns cães pequenos só enxergam alguns centímetros.
  • Outro aspecto interessante é que a memória visual do cão não é tão boa quanto a nossa: ele prefere lembrar pelo olfato ou pela audição.
  • O que os cães veem no espelho? Você já se perguntou isso? O cão vê o seu próprio reflexo, mas principalmente nas primeiras vezes não consegue se reconhecer, razão pela qual tende a latir, atacar e rosnar.
  • Outra pergunta frequente é se cachorro vê espírito ou presenças. Essa crença decorre do fato de que esses animais muitas vezes não olham para o nada e latem para o vento.

    Digamos que nunca poderemos saber com certeza.

E então, gostou de saber como os cachorros enxergam?

Conta para nós nos comentários.

Pode te interessar:

5/5 - (1 vote)