Quando você recebe um novo gatinho em sua casa, há algumas coisas a fazer, como ensinar o gato a usar a caixa de areia, para que vocês tenham uma vida juntos mais agradável.
Encontrar um cantinho só dele, onde ele possa se sentir seguro, para ir se acostumando com as pessoas, barulhos e cheiros, permitirá que ele entenda quais áreas são dedicadas a ele.
Normalmente cada gatinho precisa de 4 áreas.
- O lugar para comer (que deve ficar longe de onde ele faz suas necessidades);
- Local para dormir (de preferência alto e aconchegante).
- Uma área onde brincar (longe de perigos ou objetos que possam quebrar).
- Uma área específica onde fazer suas necessidades pessoais.
Como ensinar o gato a usar a caixa de areia
A caixa de areia deve estar em um local sempre acessível, a bandeja deve ter as bordas na altura certa para facilitar a entrada e a saída e deve ser grande o suficiente.
Além disso, ela deve ficar em um local isolado, longe da área de alimentação.
É importante evitar áreas com muito movimento e barulhentas (por exemplo, perto da porta da frente).
O gatinho pode ficar assustado e não se sentir confortável e seguro, podendo decidir satisfazer suas necessidades em lugares indesejados, como no tapete.
Instinto primordial
Instintivamente, a maioria dos gatinhos já sabem usar a caixa de areia, que é ensinado pela sua mãe.
A lição é aprendida entre a quarta e a quinta semana de vida, após o controle neurológico do reflexo de micção e defecação.
Aos 30 dias o gatinho se aproxima da caixa de areia
Cavar na areia, eliminar e enterrar os excrementos.
Mas, se infelizmente o seu gatinho não teve o prazer de aprender essa lição com a sua mãe, por ter sido abandonado, retirado da mãe prematuramente, ou se simplesmente não conseguiu aprender…
É necessário ter paciência e ensiná-lo para que ele tenha um comportamento correto.
Para ensiná-lo a usar a caixa de areia basta fazer 2 ou 3 tentativas.
Colocando-o dentro da caixa de areia e gentilmente usando sua pata para cavar um buraco.
Se os maus comportamentos continuarem, é importante saber que puni-lo não vai resolver o problema, pelo contrário, pode causar estresse e aumentar a micção compulsiva.
Você deve tentar acalmar o gatinho e trocar a caixa de areia em lugares diferentes, prestando atenção para que seja em um lugar que ele se sinta tranquilo, seguro e confortável.
Você pode tentar colocá-lo dentro da caixa de areia, acariciando-o para tranquilizá-lo e torná-lo mais propenso a usá-la.
Pode ser útil deixá-lo brincar perto da caixa de areia, isso o ajuda a se familiarizar com ela.
Tipos de areia
O tipo de areia utilizada também tem influência, principalmente se for perfumada: os gatinhos podem ter medo de entrar nela, não reconhecendo o cheiro como familiar, como alternativa você pode experimentar produtos sem aromas químicos.
Além disso, você deve se atentar ao lavar a caixa de areia, para não usar produtos que deixam um cheiro forte, ou pode incomodá-lo.
Fazer suas necessidades em locais inadequados de forma persistente pode indicar algum distúrbio comportamental em seu gato e é aconselhável entrar em contato com seu veterinário de confiança.
O gato é um animal naturalmente limpo e por isso é fundamental manter a caixa de areia sempre limpa.
A manutenção, normalmente, de ter o lixo removido diariamente.
Semanalmente a caixa deve ser esvaziada e limpa com produtos não agressivos, apenas água quente com adição de sabão neutro já é suficiente.
No entanto, a frequência da troca da areia tem relação com o tipo de areia que você está utilizado.
Os produtos à base de bentonita e sepiolita, que possuem a capacidade de formar a clássica bola ao redor da urina, podem ser retirados de tempos em tempos somente.
E então, gostou das dicas de como ensinar o gato a usar a caixa de areia?
Conta para nós nos comentários.