Como fazer gato e cachorro se darem bem? Bom, se você está se fazendo esta pergunta é porque está pensando em receber ou já tem um novo membro na família.
Mas nem sempre eles se darão muito bem, porque isso está relacionado a personalidade do animal, a criação que ele teve e a situação em que você se encontra.
Por isso vamos te dar algumas algumas dicas sobre como fazer cães e gatos adultos se darem bem ou até mesmo um filhote e um adulto.
Mas, lembre-se que cada caso é específico e que você precisará estar atento a todas as reações de seus animais.
Siga nossos conselhos com atenção e se o seu animal reagir negativamente, você deverá consultar um etologista.
Como fazer gato e cachorro se darem bem
Embora existam algumas raças mais predispostas do que outras a serem sociáveis com outros animais, é fundamental que o animal tenha um processo de socialização bem feito, tanto com pessoas como também com outros animais.
O que é socialização? Por que isso é tão importante?
A socialização é a fase em que se torna importante apresentar o filhote a pessoas, animais, lugares e estímulos para que ao atingir a idade adulta não tenha medos, seja um animal estável e sem comportamentos inadequados.
Se você não cumpriu essa etapa ou já adotou o seu cão adulto, será necessário seguir alguns conselhos para evitar acidentes, especialmente quando você não estiver em casa ou nas primeiras interações dos dois.
Por este motivo, é importante conhecer o comportamento do seu animal de estimação antes de pensar em adotar outro animal.
Alguns cães e gatos, mesmo que tenham seguido um processo de socialização adequado, nem sempre se dão bem com outros animais. Também há casos de animais que sofrem de problemas de comportamento.
Nestes casos, é muito importante contar com um especialista, como um etologista.
O especialista saberá orientar no processo de adaptação, além de aconselhar como fazer os animais de estimação se darem bem em casos específicos.
Como fazer cães e gatos adultos viverem juntos?
A convivência entre gato e cachorro na fase adulta é considerada uma fase delicada, pois não sabemos exatamente como eles vão reagir.
Mas, vamos te dar algumas dicas que você pode seguir caso se encontre nesta situação:
1. Prepare uma zona segura para o gato
Quando os gatos se sentem ameaçados, tendem a se refugiar em lugares altos, onde o cão não conseguirá chegar.
Os postes de arranhar com prateleiras para gatos são locais ideais onde o ele pode se abrigar quando se sentir ameaçado.
A preparação de uma zona de segurança é importante para acolher corretamente o gato em casa.
2. Permita que seus animais de estimação cheirem uns aos outros
Uma forma muito eficaz de fazer o cão e o gato se darem bem é através do olfato, ou seja, eles sentirão o cheiro um do outro.
Mas provavelmente depois de alguns dias eles irão ignorar a presença do outro animal.
3. O encontro focinho a focinho
Se não tivermos a certeza de como os nossos animais podem reagir, o encontro deve ser realizado num local onde haja uma área segura para o gato, porque em caso de imprevistos, ele pode se refugiar.
Lembre-se que o gato quando estiver com medo, pode ser difícil de controlar ou tentar segurar.
Se decidir usar a guia durante a apresentação, mantenha-a bem segura para evitar situações perigosas caso o cão tente morder o gato.
Você deve segurar a guia com firmeza para que o cão tenha a sensação de controle.
O encontro com o gato deve ser um momento positivo .
Durante o primeiro encontro face a face, a reação dos dois animais deve ser mantida sob controle. Pode ser útil ter outra pessoa presente que possa ajudar em uma emergência.
Não se preocupe se seus animais de estimação rosnar ou perseguir uns aos outros; você verá que aos poucos isso não acontecerá novamente.
O encontro deve durar pouco tempo e ser positivo e agradável para cada animal. Você poderá dar-lhes guloseimas e acariciá-los para ajudá-los a se aceitar.
4. Deixe-os livres para interagir uns com os outros
Depois de uma ou duas semanas de encontros casuais, você pode considerar a situação estabilizada, eles reagiram bem ou mal quando se viram?
Alguém tentou atacar o outro?
Os animais se ignoram?
Dê aos animais alguma liberdade para que eles possam criar sua própria hierarquia e não se sintam compelidos a fazer algumas ações que não desejam.
É normal que o cão e o gato fiquem alertas no início.
Certamente o gato se esconderá em lugares altos e, em vez disso, o cão irá se refugiar em sua zona de conforto.
Durante o primeiro mês de convivência, será sempre necessário supervisionar os encontros do cão e do gato.
Quando deixar os animais de estimação sozinhos em casa, procure deixá-los em suas áreas seguras para evitar acidentes.
E então, o que achou das dicas de como fazer gato e cachorro se darem bem?
Você tem algum segredo? Conte para nós nos comentários.