Porque os gatos mordem quando fazemos carinho?
Bom, qualquer pessoa que tenha um gato já passou por isso, os gatos adoram ser acariciados, mas costumam responder com arranhões e mordidinhas.
Mas, por que eles fazem isso?
O seu gato está enrolado no seu colo e aparentemente feliz pelos carinhos recebidos, e, do nada, se virou e mordeu você?
Esse comportamento é muito comum, mas vamos tentar entender porque gatos mordem quando fazemos carinho.
Por que meu gato me morde? Possíveis explicações
Existem várias explicações para essa reação, mas pode existir vários motivos, considere que esse comportamento pode ser desencadeado por:
Aborrecimento
Por ser um animal independente, é possível que o gato não goste de uma sessão muito longa de carinhos e, portanto, após entender que já é o suficiente ele começa a se sentir aborrecimento.
Certamente se você prestar atenção na sua linguagem corporal, conseguirá entender os sinais que ele te dá de que já é o suficiente.
A linguagem dos gatos: saiba exatamente o que eles querem comunicar
Pontos sensíveis
Você começou a acariciá-lo em um local onde ele não gosta muito, conheça nosso guia que mostra onde fazer carinho no gato.
Controle
O gato pode querer manter o controle da situação e não ser muito vulnerável aos dedos sensíveis e deliciosos do seu dono.
Erros educacionais
Alguns estudiosos acreditam que gatinhos tirados de suas mães muito cedo podem ficar mais relutantes em receber carinho quando adultos.
Estratégia
O objetivo, neste caso, seria confundir o dono, embaralhar as cartas na mesa para que você não entenda o que eles realmente querem.
Uma espécie de mecanismo de autodefesa instintivo contra predadores.
Brincar
Às vezes os gatos arranham e mordiscam só para brincar, para interagir amigavelmente conosco.
Em um momento de intimidade como um carinho, eles podem simplesmente querer se divertir com você e vai te morder de leve.
Choques
De acordo com outra teoria, o movimento de acariciar cria eletricidade estática no pelo do gato que causa pequenos choques, o que obviamente faz com que ele reaja.
Ferida
Ou seu gato pode ter alguma ferida que você tocou enquanto estava o acariciando, o que pode acontecer especialmente com gatos mais velhos.
Seja qual for o verdadeiro motivo, o importante é sempre lembrar de não reagir de forma violenta ou agressiva com o seu gato.
Veja o que fazer para o gato parar de morder enquanto você faz carinho
Essa atitude pode não só atrapalhar o relacionamento com seu animal de estimação, mas também produzir o efeito contrário, fazendo com que ele te veja como uma possível ameaça e consequentemente acabe te arranhando e mordendo ainda mais.
Se notar que o seu gato deu sinais de que não quer mais ser acariciado, não tente forçá-lo, é melhor parar e deixá-lo sozinho, talvez mude a interação para uma boa brincadeira.
E aí, o que achou das dicas?
Conseguiu identificar o motivo por que o seu gato está te mordendo?
Conta para nós, nos comentários, sua experiência vai ajudar outros leitores que estão com essa mesma dúvida.
Pode te interessar
7 coisas que fazem o seu gato te odiar secretamente, descubra
3 lugares onde Não fazer carinho no gato, evite irritá-lo
Veja como fazer arranhador para gatos caseiro. Personalize do seu jeito