Gato de pelo curto: 7 raças que você precisa conhecer


Gato de pelo curto

Para os preguiçosos que não querem perder tempo entre escovas e pentes, as raças de gatos de pelo curto são ideais.

Não podemos negar que cuidar de alguns gatos pode ser bem trabalhoso, já que exige tempo, paciência e até esforço, principalmente se estivermos lidando com um gatinho bem sapeca.

Por outro lado, você não deve achar que os gatos de pelo curto não precisam ser escovados.

Cada gato, independentemente das suas características, deve ser escovado regularmente e não só para o cuidado da pelagem em si, mas também para ajudar no estado de saúde da pele.

A única diferença é que os gatos de pelo comprido exigem muito mais tempo já que precisam ser escovados com mais frequência e o pelo comprido requer um pouco mais de experiência já que o pelo pode embaraçar.

Para as raças de gatos de pelo curto, poucas escovadas por semana já são suficientes para resolver o problema do excesso de pelo pela casa.

Gato Abissínio

gato Abissínio

O Abissínio é uma das raças de gato pelo curto mais conhecidas e amadas de todos os tempos, um esplêndido felino doméstico de origem etíope que se espalhou pelo mundo no início do século XX.

Alguns soldados voltando da Abissínia, os levaram para o Reino Unido, e graças a eles a seleção da raça começou com a elaboração do padrão oficial.

O Abissínio é um gato elegante, de cauda longa e olhos amarelos, verdes ou dourados, dotados de uma inteligência marcante.

É um gato que adora brincar, muito curioso e que se apega emocionalmente à sua família a ponto de não tolerar a distância dos seus humanos mais próximos.

Tem movimentos ágeis e elegantes ao mesmo tempo e tem um look selvagem que o torna um gato muito especial.

Gato Bengal

gato Bengal

O gato Bengal é outro gato encantador e de aspecto selvagem , uma das raças mais semelhantes aos grandes felinos asiáticos.

Não é por acaso que deriva do cruzamento entre o Gato Leopardo Asiático e o gato doméstico comum e ainda tem características de ambos.

É muito semelhante a um pequeno leopardo, grande, forte e com focinho triangular, em que se destacam grandes olhos amarelos, verdes ou azuis.

Apesar das aparências, o Bengal é um gato carinhoso com seu dono e família, mas certamente não é adequado para todos.

O seu lado selvagem faz com que seja um pouco exigente em termos de atividade física, pelo que necessita de grandes espaços para correr, saltar e escalar.

British Shorthair – gato de pelo curto inglês

British Shorthair

É bem conhecido e apreciado no Reino Unido, de onde vem, e existe uma variante internacional chamada American Shorthair.

A British Shorthair, como o próprio nome revela, que significa “pelo curto”, tem uma pelagem que é fácil de manusear mas que deve ser escovada regularmente porque é muito grossa.

Tem um aspecto forte e arredondado e é muito macio ao toque. Resumindo, parece um adorável ursinho de pelúcia, principalmente pelos olhos que se destacam.

Adora abraços e não despreza o convívio familiar, sendo um gato que gosta de ambientes sossegados mas acima de tudo o contato com as pessoas.

Birmanês

gato Birmanês

O Birmanês é um gato originário de Mianmar, na Birmânia, com uma aparência forte, mas ao mesmo tempo tem um porte elegante.

Não é um gato muito comum, mas para os fãs do mundo felino é uma verdadeira “joia” a ser descoberta.

Ele tem uma personalidade brincalhona, então ele é um daqueles grandes felinos que trazem alegria, felicidade e momentos de brincadeira para dentro de casa (além de pouquíssimo pelo).

Mas brincar não é sua única forma de interagir com as pessoas.

Ele adora o contato físico e nunca perde a oportunidade de se enroscar nas pernas do dono e se deliciar com os mimos.

Devon Rex

gato devon Rex

O Devon Rex é um gato que tem uma peculiaridade especial, é um gato que normalmente é listado nos gatos sem pelo.

Porém ele possui uma pelagem muito pequena que, juntamente com o formato da cabeça e do corpo, confere-lhe um aspecto único.

O apelido de “elfo” combina perfeitamente com ele porque ele é um gato doce e carinhoso, mas ao mesmo tempo um pouco travesso.

Quase entra em simbiose com o dono e adora sempre aprender novas brincadeiras e truques para colocar em prática suas habilidades e agilidade.

Scottish Fold

gato scottish Fold

O Scottish Fold é uma raça de origem escocesa, como o nome sugere, e existe em duas variantes de pelo curto e pelo comprido.

É um gato grande com um aspecto macio e sumptuoso e tudo nele lembra formas arredondadas muito ternas que o tornam simplesmente adorável.

Tem orelhas muito particulares dobradas para a frente e um personalidade muito doce que o torna um gato perfeito para a vida doméstica.

Além disso, o Scottish Fold faz amizade com praticamente todos , especialmente crianças e até cães.

Siamês

gato Siamês

O gato Siamês é uma das raças de gatos de pelo curto e, de forma mais geral, um dos felinos domésticos mais conhecidos e difundidos de todos os tempos.

Originário da Tailândia, chegou à Inglaterra no século XIX, a partir daqui começa a se espalhar pelo mundo e para o sucesso.

Devido ao seu aspecto elegante, aos seus olhos de um azul penetrante e aos esplêndidos tons de cor da sua pelagem que vão do cappuccino ao azul, ao vermelho ao tabby.

A sua personalidade alegre e afetuosa e a sua inteligência marcante são qualidades que fazem deste gato um membro especial da família.

Uma peculiaridade desta raça é o miado.

O Siamês mia muito e consegue fazer-se entender pelos humanos com a sua voz melodiosa, que usa como se estivesse a falar.

E então, o que achou dessas belezuras de gato com pelo curto?

Conta para nós nos comentários.

Pode te interessar:

Gato sem pelo: Tudo o que você precisa saber sobre eles

Raça de gatos hipoalergênicos: para quem tem alergia a gato

5/5 - (1 vote)