4 razões pelas quais seu gato urina na sua cama


Gato urinando na cama

O seu gato fazendo as suas necessidades na sua cama provavelmente é a última coisa que você quer que aconteça, não é mesmo?

Porém isso é bastante comum. 

Mas, por que o gato faz xixi na sua cama?

Bom, existem algumas razões pelas quais eles têm este comportamento, então é importante que você as conheça para saber o que fazer, caso aconteça com você.

A caixa de areia não está no local correto

Essa é a razão mais comum pela qual os gatos fazem suas necessidades na cama de seus donos. 

Quando precisam ir ao banheiro eles precisam de um local tranquilo e isolado, porque é um momento onde ficam vulneráveis.

Por isso muitas vezes eles te seguem até o banheiro ou ficam te esperando na porta, para te proteger.

Além disso você não deve deixar a caixa de areia perto do local onde fica a sua tigela, eles não vão gostar nada disso.

Como resultado, se esses requisitos não forem atendidos, eles ficam estressados e começam a fazer xixi e cocô por toda parte para marcar o território.

Mais de uma caixa de areia é necessária

Alguns gatos preferem fazer cocô e xixi em caixas de areia separadas, portanto, se houver apenas uma na casa, essa separação não será possível. 

Além disso, a necessidade de uma segunda caixa de areia torna-se ainda mais importante caso tenha dois gatos na sua casa.

Mesmo que se deem bem, na hora de fazer suas necessidades vão querer ter os seus próprios espaços.

Mudanças no seu habitat

Os gatos podem ficar estressados com muita facilidade. 

Até mesmo uma mudança na posição dos móveis dentro de casa ou a chegada de uma nova pessoa na família (por exemplo, um recém-nascido) pode ser suficiente para gerar estresse e ansiedade nele.

O gato não se sente seguro

Ainda sobre o estresse e ansiedade, é preciso saber que o ambiente doméstico não deve ser muito movimentado ou barulhento para o gato. 

Em primeiro lugar porque a audição felina é mais desenvolvida do que a nossa e, portanto, os sons são mais agudos e, em segundo lugar, porque um ambiente muito caótico coloca o felino muito desconfortável e, portanto, mais estressado.

E então, descobriu o motivo? Conta para nós nos comentários.

Pode te interessar:

5/5 - (1 vote)