Será que os gatos podem tomar banho?
Se você não tem uma raça de gato que gosta de água, certamente já sabe que o seu gatinho não gosta muito de tomar banho, não é mesmo?
Mesmo assim, goste ou não, é recomendado que você dê um banho nele de tempos em tempos, principalmente se ele tem acesso à áreas externas.
O banho vai ajudá-lo a eliminar a sujeira acumulada durante as caminhadas, para remover o excesso de pelos, se livrar de parasitas e também para limpar onde ele não consegue, durante os seus banhos de gato.
Então se você quer saber mais se os gatos podem tomar banho e como isso deve ser feito, é somente aproveitar o nosso artigo, fizemos com todo carinho para vocês dois.
Os gatos podem tomar banho?
O gato é, por natureza, um animal muito limpo.
Ele cuida de sua higiene com autonomia e precisão, dedicando-se diariamente às suas operações de limpeza.
No entanto, é igualmente verdade que a sua pelagem pode necessitar de cuidados específicos e, por mais limpo que seja o ambiente em que ele vive, nunca ficará completamente imune à sujeira.
E se o gato está acostumado a passear pelo jardim ou se aventurar pela vizinhança, o problema ficará ainda mais evidente.
Além do acúmulo de sujeira, é preciso lembrar que a pelagem do gato pode estar sujeita a infestação por insetos e parasitas, como pulgas, carrapatos e piolhos, que ele compartilha com os gatos da vizinhança.
Por isso, é aconselhável dar banho no seu gato de vez em quando, para cuidar da sua aparência e do seu bem-estar.
É importante lembrar também que há situações em que o banho é praticamente obrigatório.
É o caso, por exemplo, de um gato que foi operado e é obrigado a usar a coleira elizabetana, de gatos idosos que não conseguem mais fazer a própria higiene pessoal, etc.
Com que frequência você deve dar banho no seu gato?
A frequência ideal para dar banho no gato varia.
Na verdade, é necessário levar em consideração vários fatores, como o tipo de pelo, a estação do ano e o estilo de vida do animal.
Se o seu gatinho não tem acesso a área externa, então o tempo entre um banho e outro pode ser maior.
Mas, se ele vive se aventurando pela vizinhança, então você deve ter um cuidado maior.
Em geral, um gato de pelo médio a longo, precisa tomar banho a cada 2 a 3 semanas.
Já espécies de pelo curto, pode ser suficiente uma vez a cada 2 meses.
Porém, você não deve dar banho no seu gato com muita frequência.
Porque pode causar problemas na pele dele, e também levar ao enfraquecimento do pelo.
Dicas para não assustar o gato
Dar banho no seu gato exige atenção, calma e, acima de tudo, uma boa dose de paciência.
Antes de tudo é preciso criar um bom sentimento no seu gato, tranquilizando-o com gestos afetuosos, um tom de voz calmo e movimentos lentos.
É também aconselhável evitar determinados comportamentos que o possam incomodar ou assustá-lo.
Em especial, tenha cuidado para não colocar o animal debaixo de água corrente, nunca o esfregue contra o pelo e evite molhar zonas particularmente sensíveis e delicadas, como olhos, orelhas e focinho.
A mesma atenção deve ser dada à secagem, de preferência com secador silencioso.
Então, seria bom ligar esses aparelhos alguns minutos antes de direcioná-los para o pelo do animal, para que aos poucos se familiarize com o ruído.
O ideal, porém, é acostumar o gato à água desde filhote.
Durante os primeiros meses de vida ele é sempre muito curioso e muitas vezes, por si mesmo, não hesita em pular em poças ou se aventurar na chuva.
Detalhes a se observar durante o banho
Dar banho no seu gatinho não é uma tarefa difícil, se você souber como fazer isso.
Primeiramente escove o pelo do gato, tanto para remover qualquer emaranhado e prepará-lo para o banho, além de deixá-lo mais calmo e relaxado.
Prepare uma bacia com 10 a 15 cm de água morna (não mais que isso, para não assustá-lo ) e coloque o gato com cuidado na água.
Lembre-se que a água deve estar em uma temperatura agradável ou você vai assustá-lo, caso esteja fria, ou queimá-lo.
Molhe o pelo dele com as mãos devagar e esfregue com um shampoo específico para gatos (o ideal seria diluir em um pouco de água).
Ensaboe bem todas as partes do corpo, incluindo a cauda, mas tendo a precaução de evitar a zona do focinho e das orelhas.
Prossiga com o enxágue, usando uma vasilha ou ducha manual na potência mínima, e remova com cuidado todos os vestígios de shampoo.
Enrole o gato em uma toalha para absorver o excesso de água e, em seguida, use o secador de cabelo para terminar de secar.
Dar banho no seu gato visa manter a pelagem brilhante e limpa, sem embaraços e parasitas.
Se o gato for calmo e estiver acostumado a interagir com água desde filhote, ele pode até gostar de tomar banho.
Se ele ficar resistente a água e mostrar sinais de estresse e evidente desconforto, é melhor não insistir.
Exceto nas raras ocasiões em que o banho é indispensável, você pode cuidar de sua higiene com lenços umedecidos especiais, panos levemente úmidos ou um shampoo de banho a seco para gatos.
E então, gostou de saber que gatos podem tomar banho e das dicas?
Conta para nós nos comentários.