Com uma pesquisa rápida você pode encontrar muitas alternativas de música para cachorro, desde coletâneas até caixas de som Bluetooth que já contém algumas músicas.
O Spotify, por exemplo, tem até uma playlist com música para cães.
Mas será que nossos cachorros realmente gostam de ouvir música?
Ou o sucesso desses produtos é apenas o resultado de uma campanha de marketing inteligente, direcionada a donos que se sentem culpados quando deixam seu animal de estimação sozinho em casa?
De acordo com uma entrevista com Lisa Spector, pioneira da indústria e criadora do CD Through a Dog’s Ear, vamos poder entender um pouco melhor se os cães realmente gostam de música e por quê.
Música para cachorro relaxante
Lisa Spector e sua equipe fazem arranjos de música clássica, especialmente projetados para ter um efeito calmante em cães e gatos ansiosos.
Lisa é uma pianista formada pela Julliard de Nova York que descobriu que a música pode ajudar a acalmar os cães.
A sua descoberta levou à criação de vários álbuns de música clássica relaxante, com uma duração total de 15 horas, à criação de um leitor de música portátil, o iCalmDog, e agora à música para gatos.
“Há uma grande diferença entre os arranjos e as versões originais”, explica ela, “a música clássica é tão variada e complexa… Nossos arranjos são mais simples.
Os sons são mais graves e profundos porque as baixas frequências acalmam o sistema nervoso canino.
O ritmo é desacelerado em 40-60 batimentos por minuto, pois a frequência cardíaca dos cães também diminui.
Além disso, simplificamos as músicas porque, desta forma, o ouvinte pode passar de uma escuta ativa para uma escuta passiva.
As pessoas também conseguem relaxar e essa energia é transferida para a outra ponta”.
Música para cachorro dormir e relaxar funciona? Confira nossa playlist
A música ajuda cães no canil
“Os visitantes ficam mais tempo e as adoções aumentam.”
A organização de Lisa Spector doou seu trabalho para mais de 1.500 abrigos e canis de animais e eles obtiveram excelentes resultados.
“Cria um ambiente mais descontraído porque os cães param de latir e se acalmam”, explica, “não só ficam mais calmos, mas porque há menos barulho, os visitantes ficam mais tempo e as adoções aumentam.
O gerente de um canil me ligou uma vez e disse: ” Lisa, em dez anos esta é a primeira ligação que faço onde posso ouvi-la “.
Estudos mostram que cães preferem música clássica
Assim, quando o Through a Dog’s Ear foi lançado, Lisa Spector e Joshua Leeds já sabiam que cães ansiosos respondem positivamente à música clássica.
Spector havia feito várias pesquisas sobre como a música pode fazer as crianças se concentrarem e se acalmarem e, quando ela tentou com seu filhote, não podia acreditar no resultado.
Então, ela se juntou com Joshua Leeds, um estudioso de som, e Dr. Susan Wagner, um neurologista veterinário.
Dr. Wagner realizou um estudo de pesquisa para testar a ideia, com base em um estudo de 2002 pela Dra. Deborah Wells do Queens College Belfast.
Esta pesquisa avaliou os efeitos de cinco tipos de gravações de áudio em 50 cães de canil: conversas entre pessoas, música clássica, heavy metal, pop e um comando.
Os cães passavam mais tempo dormindo se fossem expostos à música clássica, enquanto latiam mais se fossem expostos ao heavy metal.
A Dra. Lori Kogan, da Colorado State University, encontrou resultados semelhantes em um estudo de 2012 com 117 cães.
Cachorros passavam mais tempo dormindo com música clássica, mas tremiam e uivavam com heavy metal.
Resumindo, os cães gostam de música?
A resposta curta é: sim.
Mas, eles parecem preferir música relaxante.
Em outras palavras, se você desligar o Black Sabbath e escolher algumas músicas de Beethoven, seu cão certamente agradecerá.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre música para cachorro e o estilo preferidos deles?
Conta para nós nos comentários.