Tendo problema com pulgas em gatos e cachorros?
Quando as pulgas entram na vida do seu cão ou gato, elas se transformam em grande um problema.
Mas, não é só isso, elas podem se tornar um problema ainda maior para você, sua família e sua casa.
Na verdade, as pulgas que você pode ver no seu cão ou gato, representam apenas 5% da infestação.
Os outros 95% restantes estão escondidos no ambiente em que o animal vive, ou seja, sua casa.
Portanto, se você descobrir algumas pulgas no seu animal de estimação provavelmente você tenha uma infestação de pulgas.
Como se livrar das pulgas em gatos e cachorros
Para se livrar de uma infestação de pulgas na sua casa, você vai precisar de um plano de ataque que vai exigir algum esforço e ação rápida.
Não será simples, mas seguindo estes três passos você pode se livrar delas em algumas semanas.
1. Tratamento contra pulgas para cães e gatos
Você não deve ignorar a importância de fazer regularmente tratamento contra pulgas no seu animal de estimação.
Sabemos que é fácil esquecer, mas é importante ter esse cuidado para proteger o seu animal de estimação e a sua família.
Se você descobrir alguma pulga no seu animal, recorra imediatamente a um tratamento eficaz para eliminar pulgas adultas e larvas que se escondem no ambiente.
Existem pesticidas para cães e gatos em várias formulações com diferentes métodos de aplicação: para uso externo, coleiras contra pulgas, sprays e comprimidos.
Alguns agem tanto nas pulgas quanto nas larvas adultas. Outros tem proteção duradoura e não apenas contra as pulgas, mas também contra carrapatos.
Então, consulte o seu veterinário.
Marque a data exata em que você aplicou o produto e sempre verifique as instruções sobre a frequência de uso antes de usá-lo novamente.
Certifique-se de que todos os seus animais de estimação estão devidamente protegidos e nunca interrompa o tratamento durante o ano.
Pois as pulgas podem encontrar na sua casa as condições ideais de temperatura e umidade para continuar o seu ciclo de vida, mesmo no inverno.
2. Como eliminar pulgas do ambiente doméstico
Depois de tratar as pulgas no gatos e cachorro, é preciso cuidar dos ovos e larvas das pulgas escondidas nos tapetes ou sofá, embaixo dos móveis…
Siga este guia passo a passo:
- Aspire pisos e carpetes a cada dois dias durante três a oito semanas, prestando atenção especial a quaisquer canto e superfícies ocultas (como debaixo das camas ou móveis).
Após cada uso, descarte o saco ou esvazie o aspirador em um saco de lixo adequado e jogue-o fora imediatamente, de preferência em locais fora da sua casa. - Use produtos para o ambiente contra pulgas (como sprays) dentro de casa, seguindo as instruções do fabricante.
As pupas de pulgas (estágio pré-adulto) são difíceis de eliminar.
Se você aspirar antes de usar os produtos específicos, você as ajudará a eclodir e se tornarem adultas mais cedo do que o esperado.
As pulgas adultas são expostas a produtos químicos com muito mais facilidade e, portanto, são mais fáceis de exterminar. - Além disso, lave o cobertor e o local em que o animal dorme, depois de lavado, seque-o ao ar livre e em contato direto com a luz solar.
- Lave todos os outros tipos de tecidos com os quais o animal tenha entrado em contato: lençóis, almofadas, cobertores, capas artificiais, cortinas…
3. Como matar pulgas no ambiente
As pulgas podem entrar na sua casa através de suas roupas ou no pelo do seu animal de estimação.
Mas tem uma grande probabilidade que seu gato as pegue no quintal, onde os animais dos vizinhos transitam e podem espalhar ovos e iniciar uma infestação de pulgas.
Da mesma forma que você deve desinfetar os ambientes internos de sua casa, você deve cuidar dos ambientes externos.
Use produtos contra pulgas ao ar livre, concentrando-se nos esconderijos favoritos da praga – lugares quentes, com sombra, úmidos e próximos à parede são um bom começo.
Além disso, é aconselhável cortar a grama e não deixá-la crescer muito.
A prevenção é o melhor tratamento para pulgas em gatos e cães
Para se livrar das pulgas de uma vez por todas, proteja seus animais de estimação com produtos específicos contra pulgas.
E que tenham uma eficácia rápida nas pulgas adultas e que também atuem nas larvas.
O melhor remédio sempre será a prevenção.
E então, gostou dessas informações?
Você tem algum segredo para eliminar pulgas em gatos e cachorro? Conta para nós nos comentários.