Cachorro pode comer comida de gato? Saiba o que isso pode causar


cachorro pode comer comida de gato

Ver um cachorro comendo comida de gato não é de forma alguma uma situação nova. Mas cachorro pode comer comida de gato?

Como intervir nessa situação?

Se você tem um cachorro e um gato em casa, já deve ter percebido que às vezes os dois animais espiam a tigela um do outro. 

Caso esse comportamento aconteça de vez em quando, não há com o que se preocupar. Se, por outro lado, você percebe que seus amigos de quatro patas costumam ter tendência a não comer sua comida, então é conveniente intervir. 

Cães e gatos têm necessidades nutricionais diferentes e, consequentemente, sua alimentação também é diferente. 

O que acontece se o cachorro comer a comida do gato ? E o que fazer quando você testemunhar essa situação?

Porque cachorro não pode comer ração de gato

O cão que come comida de gato apenas uma vez geralmente não terá nenhum tipo de problema. No entanto, se esse comportamento se tornar um hábito, podem surgir complicações. 

A razão é que a comida de gato é muito mais rica em proteínas do que a comida de cachorro. Além disso, enquanto o gato é um animal puramente carnívoro, o cão é considerado um onívoro, ou seja, se alimenta tanto de comida vegetal como animal.

Por isso as necessidades alimentares de cães e gatos são diferentes umas das outras.

Mas não é só isso: as vitaminas e minerais presentes nas rações para gatos são formuladas especificamente para esse animal e, por isso, não vão suprir as necessidades nutricionais dos cães. 

O aumento da carga de proteínas consumida por um cão que come comida de gato todos os dias pode levar a problemas no trato intestinal ou nos rins.

O que fazer se o cachorro comer ração de gato?

O cão que come ração de gato pode estar fazendo isso porque não está satisfeito ou não gosta da sua comida. Em qualquer caso, é bom que, quando este comportamento se repetir com frequência, os donos investiguem o motivo por isso estar acontecendo. 

Uma primeira solução para o problema poderia ser mudar as tigelas de local. Coloque os dois animais em dois cômodos diferentes no momento da refeição e lembre-se que ter um horário fixo é de fundamental importância para criar uma rotina nos nossos amigos.

Você também poderá colocar a tigela do gato em um local de difícil acesso para o cão. Ao escolher locais altos, seguros para o gato mas onde o cão não consegue alcançar, resolverá facilmente o problema de ter de separar os dois animais durante as refeições.

Mesmo comandos básicos como “Parar” ou “Não” podem ser uma solução para o comportamento do cão que come a comida do gato.

Principalmente no início é bom que o dono esteja presente quando o cão e o gato forem comer, a fim de testar os comandos para ver se o cão vai obedecer. 

Em geral, nesses casos, é sempre bom entrar em contato com o veterinário de sua confiança, que poderá fornecer a melhor explicação e solução para este problema.

Você já teve esse problema?

Como conseguiu resolver? Conte para nós nos comentários e ajude outros leitores.

Artigos que podem te interessar:

Cachorro pode comer pera?

Cachorro pode comer sorvete?

O Cachorro pode comer Danoninho

Cachorro pode comer mexerica