Você está lá, naquele calor se deliciando com um sorvete delicioso e o seu amigão com aquela cara de pedinte irresistível.
E aí surge a dúvida: será que cachorro pode comer sorvete?
Bom, um alimento aparentemente inofensivo, mas que pode não ser tão bom assim para o seu animal de estimação.
Meu cachorro pode comer sorvete?
Você pode se surpreender ao saber que um alimento tão bom e aparentemente inofensivo como o sorvete pode causar sérios problemas de saúde para seu cão.
Isso ocorre porque os cães não têm as enzimas essenciais para digerir a lactose, normalmente encontrada em produtos lácteos.
O sorvete pode parecer um alimento simples, mas o leite contido como ingrediente não é.
Os cães bebem leite de suas mães quando são filhotes, mas não leite de vacas ou cabras, e não tendo a capacidade de digerir a lactose podem correr o risco de adoecer.
Certamente o seu cão vai querer provar tudo o que você come, afinal tem um cheirinho gostoso e você parece estar gostando, mas você é responsável pela saúde dele.
Seu cão não está ciente dos riscos associados a comer sorvete e pode nem se lembrar que, depois de comer sorvete da última vez, ele não passou muito bem.
Por que o sorvete é ruim para os cães?
O sorvete é rico em gordura, açúcar e lactose.
Se seu cão é intolerante à lactose, ele vai apresentar sintomas como inchaço e desconforto intestinal que, na maioria dos casos, necessita de uma consulta veterinária.
Além disso, é mais provável que um cão desenvolva diabetes se consumir alimentos muito açucarados, e essa doença pode reduzir em anos a expectativa de vida do animal.
O diabetes geralmente está associado a humanos, mas os animais também correm o risco de desenvolver a doença.
Os cães, como muitos outros animais, ainda não desenvolveram sistemas digestivos que sejam capazes de quebrar o açúcar de forma eficaz.
Muito açúcar, portanto, levará à obesidade e possivelmente a diabetes.
A lactose é composta por moléculas de açúcar quimicamente ligadas.
Quando o cão come alimentos com alto teor de lactose, ele precisa quebrar essas moléculas de açúcar por meio da enzima chamada lactase.
Isso se aplica a sorvetes e todos os alimentos que contêm lactose.
Os cães geralmente são incapazes de produzir essas enzimas, por isso se tornam intolerantes à lactose e apresentam sintomas intestinais graves.
Mesmo o leite sem lactose, usado em sorvetes, pode causar problemas para o seu cão.
Se o seu cachorro come sorvete de vez em quando, os sabores de uva e chocolate nunca devem ser dados aos cães, pois são extremamente tóxicos.
Lembre-se de que uva e chocolate não devem ser dados aos cães, e ao adicionar lactose a esses alimentos, pode ser ainda pior.
O sorvete também contém sal e adoçantes artificiais, que não faz bem para os cães.
Os adoçantes artificiais são normalmente causam reações alérgicas em humanos.
A melhor forma de evitar açúcar, gordura, lactose e adoçantes é fazer sorvete caseiro com ingredientes naturais que não prejudiquem a saúde do seu cão.
Mesmo que seu cão não apresente problemas digestivos após comer sorvete, você ainda precisa limitar a quantidade e a frequência que dá esse tipo de alimento a ele.
Porque o alto teor de açúcar pode levar a problemas de saúde a longo prazo.
Portanto, a resposta à pergunta original se cachorro pode comer sorvete, é não, os cães não devem comer sorvete.
Apenas aquele específico para eles ou feito em casa com ingredientes selecionados e naturais.
Você já teve algum problema por dar sorvete ao seu melhor amigo?
Compartilhe sua experiência nos comentários e ajude outros leitores.
Pode te interessar:
Deliciosa receita de sorvete para cachorro caseiro. Até você vai querer