Os cães realmente entendem nossas emoções? É incrível o que eles fazem

Toda cognição social em cães é assim que eles nos entendem e como funciona a capacidade de ler os sinais do comportamento humano.

Todos que compartilham o seu dia a dia com um cachorro sabem muito bem que seu amigo os entende perfeitamente.

Mas isso seria apenas uma ilusão ou os cães realmente entendem, os humanos? Aqui está a resposta.

Os cães entendem os humanos

Um tópico particularmente interessante que ainda fascina cientistas e etologistas, até hoje, é a cognição social nos cães.

Essa expressão indica a capacidade dos cães de ler os sinais de comportamento de outros seres.

Nós, humanos, fazemos isso automaticamente entre nós, sem ter que pensar ou estudar maneiras de entender a linguagem corporal de outra pessoa.

Então, a parte difícil é entender as diferentes espécies animais que convivemos.

Quase todos os mamíferos sociais desenvolveram formas e sinais para entender os mamíferos da mesma espécie.

Assim, os humanos entendem os humanos, os cães entendem os cães e os gatos entendem os gatos.

E caso haja uma troca? Como os cães entendem os humanos através de seus olhos?

Estudos recentes mostraram que o cão é, em proporção a nós, melhor em compreender nossos sinais e linguagem.

Quais emoções os cachorros conseguem entender?

Em suma, após a confirmação de cientistas e especialistas em comportamento animal é realmente oficial: os cães entendem os humanos.

Eles são particularmente bons em capturar e decifrar emoções. Que sentimentos e sensações eles entendem melhor? Vamos descobrir juntos:

  • Tristeza;
  • Ansiedade;
  • Cansaço;
  • Felicidade.

Emoções negativas

Os cães entendem quando sentimos emoções negativas, como solidão e tristeza.

Esses animais, de fato, são capazes de perceber quando uma pessoa se sente só, quando está deprimida e acima de tudo triste.

Como resultado, ele certamente tentará incentivá-lo a encontrar uma forma de sair de casa ou brincar, ele tentará dar carinho, abraços e um mínimo de atenção.

Nossos amigos peludos, na verdade, podem ser considerados grandes salvadores quando se trata de animar o nosso espírito.

Quase como psicólogos, eles se aproximam de nós e colocam suas cabecinhas no nosso colo, para nos dizer que nos amam e que não devemos nos abater.

Por este motivo são recomendados na terapia de animais de estimação e como animais de assistência emocional e de companhia para adultos, idosos e crianças.

Ansiedade e estresse

Estresse e ansiedade estão entre os sentimentos humanos mais fortes que os cães podem sentir.

Assim, esses cachorrinhos já os percebem apenas pela forma como conduzimos a coleira.

Basta dizer, na verdade, que um cão pode perceber claramente quando seu amigo “de duas pernas” está nervoso e até ele mesmo muda de humor, geralmente latindo ou demonstrando inquietação.

Por exemplo, o cachorro poderia manifestar o desejo de sair de uma forma bastante inquieta, arranhando os móveis e latindo pela casa.

Nesse caso, cabe a nós perceber isso e voltar ao estado de calma em que estávamos, tentando levar o cachorro para passear, para deixá-lo descarregar essa ansiedade e, por que não, desabafarmos nós mesmos na caminhada.

Além disso, devido ao seu super olfato eles podem ser capazes de detectar a presença de problemas de saúde em humanos, tanto físicos quanto emocionais.

Os cães entendem quando os humanos estão cansados

Um dos estados emocionais mais sutis certamente será a fadiga.

Nosso cão perceberá isso imediatamente e entrará em um estado emocional de “cansaço”, quase como se fosse nos acompanhar até a cama para descansar.

Infelizmente, os cães se adaptam muito à vida do ser humano, mesmo que seja totalmente caseiro e desprovido de atividade.

Ele nos apoia e se adapta a qualquer estilo de vida. 

Os cachorros sabem quando estamos felizes

A felicidade, por outro lado, é o mais belo estado emocional!

Nossos cães entendem quando nós, humanos, estamos felizes e nos alegram conosco: eles mal podem esperar para expressar esse contentamento, talvez em uma festa ou correndo para o parque.

A pergunta que muitas pessoas fazem é a seguinte: como os cães entendem o que sentimos? 

A suposição a seguir poderia ser que os cães aprendem a ler a linguagem corporal humana graças ao grande tempo que passam com as pessoas.

Na verdade, a domesticação que evoluiu ao longo dos anos fez com que o cão, cada vez mais próximo dos membros da nossa espécie, aprendesse a reconhecer os sinais básicos da comunicação, mesmo no trabalho em grupo.

Isso inclui, por exemplo, cães que controlam o rebanho ou que fazem o resgate de pessoas. Tudo depende de sua grande capacidade de nos compreender.

Mas conta para nós, qual o momento que você teve com o seu melhor amigo que deixou claro para você que ele entende perfeitamente o que você está sentindo?

Então, nos diga nos comentários, vamos adorar conhecer a sua história.

Pode te interessar

Será que o seu cachorro sente gravidez? Veja o que diz essa pesquisa

Como lidar com cachorro ciumento e possessivo, aprenda o que fazer

Já ficou curioso para saber o que os cachorros pensam? Então Descubra

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário