Você sabia que existe um cachorro ideal para o seu estilo de vida e o local onde você mora (apartamento ou casa com muito espaço)?
Saber escolher a raça certa pode ser um passo importante para que essa relação seja o mais perfeita possível.
Escolher o cachorro ideal: responsabilidade em primeiro lugar
Não se trata de uma ciência exata, mas a escolha do cachorro ideal é pautada por analogias estéticas e de personalidade, que combinam o cão a seu dono.
É como um namoro, o estilo de vida e os hábitos são parâmetros fundamentais para acertar na escolha do cão mais adequado para você.
Adotar um cachorro, na verdade, é uma escolha de grande responsabilidade que tem inúmeras implicações práticas no seu dia a dia.
Por isso é importante escolher o cão certo, ou seja, um cão com características físicas e comportamentais mais próximas com a sua realidade.
Então, se você está pensando em começar uma nova amizade com um amigo peludo, pode ser útil analisar alguns pontos em comum entre você e o seu futuro melhor amigo…
Tamanho ideal do cachorro
Parece trivial, mas um dos primeiros pontos a se considerar ao escolher um cachorro é o seu tamanho.
O filhote que está na frente dos seus olhos agora, um dia crescerá, e poderá não ser o tamanho ideal para o seu apartamento, por exemplo.
Por isso, se o espaço que você tem disponível hoje para o seu cão for limitado, é aconselhável optar por uma raça de cachorro pequeno ou até mesmo de médio porte e que tenha um comportamento mais tranquilo.
Pinscher anão, Chihuahua, Pug, Lulu Pomerania, Beagle, Yorkshire, Maltes e Shar Pei são apenas alguns exemplos.
Além do espaço, será necessário considerar a personalidade e os hábitos de ambos. Isso determinará ainda mais a compatibilidade entre você e o seu novo amigo.
Cachorro para pessoas ativas
Se você é um corredor experiente e adora exercícios e atividades ao ar livre, certamente precisará de um cão que possa acompanhá-lo em todas as atividades.
Em geral, os cães pastor ou de caça são os melhores companheiros para corrida, ciclismo ou caminhada na cidade e no campo.
O Golden Retriever, Poodle, Border Collie e o Labrador Retriever, por exemplo, adoram correr pelas trilhas com seu dono, ou em grupos.
São cães muito sociáveis, dinâmicos e resistentes, principalmente em curtas distâncias.
Se o empenho físico que você dedica ao esporte é ainda maior, o cão para você é o Jack Russel Terrier, mas também o Alemão Bracco, o Fox terrier ou o Dobermann.
Lembre-se que para praticar esportes com um cão é aconselhável que eles tenham pelo menos um ano de idade, principalmente se forem cães de médio a grande porte.
Os cães pequenos, por outro lado, podem começar logo aos 8 meses.
Cachorros para pessoas sedentárias
Se o esporte não é a sua praia e você prefere ficar em casa no sofá tranquilo, talvez você deva se concentrar em um cachorro que, como você, prefere uma vida mais tranquila.
Lembrando que cães e donos, mesmo assim, precisam praticar exercícios físicos pelo menos duas vezes por semana. No ranking dos cães mais tranquilos temos os Bulldogs, que sem dúvida se destacam nesse quesito.
Em particular, o Bulldog Francês, o Bulldog Inglês e o Basset Hound parecem ter nascido para viver num ritmo mais lento.
Se depender apenas deles, passam o tempo todo cochilando, com apenas algumas pausas para as refeições. O Pug, sem dúvida, é um dos cachorros pequenos mais preguiçosos.
Quando ele dorme, tem o costume de roncar alto e a má notícia é que eles adoram dormir.
Um pouco mais ativo, mas sem exagerar, é o Dachshund (Cão Salsicha) que, no entanto, também adora dedicar alguns momentos do dia a brincadeiras.
Mas entre os cães que amam a tranquilidade e os abraços, também existem alguns “gigantes” insuspeitados.
É o caso do Terra Nova e do São Bernardo, que não gostam de muita agitação, sofrem com o calor e preferem uma caminhada tranquila a uma corrida.
Cachorro para crianças
Preguiçoso, ativo ou simplesmente brincalhão?
Se você se reconhece nesta última definição, a escolha do cão perfeito pode recair entre uma dessas raças.
O Maltês é inteligente e animado, assim como Jack Russell e o Dálmata. São cães sociáveis, com uma personalidade sempre alegre e cheio de energia.
Eles adoram qualquer jogo ou brincadeira e sofrem muito de solidão se o dono não os colocar no centro das atenções.
Um pouco como o Springer Spaniel, parente do Cocker inglês, que também adora brincar com crianças.
E para não falar do Boxer, um cão de personalidade dócil, com uma paixão por brincar e pela família pela qual demonstra um carinho incomensurável.
Mesmo que ele seja um viciado em televisão, o Bulldog Inglês alterna longos momentos de ociosidade com momentos de pura diversão.
Cães para aventureiros
Você é apaixonado por caminhadas em territórios inexplorados e adrenalina?
O cão mais adequado para você, neste caso, poderia ser o Pastor Alemão. Forte e corajoso como poucos, pode apostar que o seguirá por toda parte como um bom e inseparável companheiro de aventuras.
Não menos importante em termos de espírito de aventura, é o Pastor Caucasiano que tem uma propensão inata para situações extremas e vida ao ar livre.
O seu lema é “nunca desista diante das dificuldades!”.
Por último, mas não menos importante, está o Akita. Ele é um cão corajoso, mas também um osso duro de roer.
Ele adora caminhar em caminhos acidentados, é um grande caçador e tem um instinto predatório muito forte.
Um verdadeiro profissional da aventura.
E então, esse guia te ajudou a ter uma ideia melhor de qual melhor amigo escolher? Conta para nós nos comentários.
Pode te interessar: