Veja como cuidar de filhote de cachorro do jeito certo


como cuidar de filhote de cachorro

Você está se perguntando como cuidar de filhote de cachorro? 

Neste artigo explicamos como preparar a casa e tudo o que você precisa fazer e considerar para a chegada de seu novo parceiro.

O que você precisa para cuidar de filhote de cachorro 

Embora os cuidados com um filhote vá além, algumas das coisas mais importantes que ele precisará são amor, paciência e muita brincadeira.

Dito isto, o que não pode faltar para a chegada do seu amiguinho?

  • Uma ração adequada à sua idade e ao tamanho que ele tem. As necessidades nutricionais são diferentes de acordo com o tamanho da raça do seu filhote.
  • Uma cama confortável em uma posição adequada. Os cães são animais sociais, o que significa que precisam se sentir parte de um grupo.

    Coloque sua cama em um local onde a família passa o tempo, para que ele sempre tenha alguém por perto e não se sinta sozinho.
  • Brinquedos apropriados para a idade. Os brinquedos para morder feitos de borracha ou corda são ideais para aliviar as dores gengivais na troca de dentes, que ocorre a partir de 3 meses e meio e pode durar até 6 ou 7 anos.

    Não escolha brinquedos com peças muito pequenas, porque eles podem engoli-las.
  • Marque uma consulta com o seu veterinário assim que seu filhote chegar em casa. Dessa forma, você vai ter certeza de que ele é saudável e verificar se a vacinação está em dia, além de seu veterinário lhe dar algumas dicas de como cuidar bem de um cachorrinho.

Além disso, tome cuidado com fios, plugues, medicamentos e produtos tóxicos pela casa. Os filhotes conhecem o mundo pela boca, então não deixe que eles tenham coisas potencialmente perigosas ao seu alcance. 

Com que frequência um filhote come?

Um cachorrinho é como um bebê, precisa comer várias vezes ao dia, em pequenas quantidades.

Até a idade de 2 meses, você deve combinar o leite materno com alguns alimentos sólidos. 

De 2 a 4 meses, idealmente, ele deve comer 4 ou 5 vezes ao dia.

A partir dessa idade, você pode diminuir a frequência para 3 vezes ao dia. E aos 6 ou 7 meses, você pode mudar para duas refeições, uma frequência que se manterá mesmo na idade adulta.

A quantidade exata a comer depende do cão, portanto, em caso de dúvida, consulte o seu veterinário.

O primeiro banho

Uma das coisas que você deve saber ao aprender a cuidar de um filhote é o primeiro banho. O ideal é esperar pelo menos 4 semanas, porque antes desse tempo ele não consegue regular a temperatura corporal e pode sofrer de hipotermia.

Não tem problema se você quiser esperar mais. O importante é escolher um shampoo específico para cachorros, tomar banho em água morna e secá-lo bem para que ele não fique com frio.

Como cuidar de um filhote de cachorro: Socialização

A socialização é um período importante, que vai da terceira semana de vida aos 3 a 4 meses de idade, em que o filhote aprende a interagir com o meio ambiente de forma correta.

Mais tarde, os cães começam a temer situações desconhecidas e, embora ainda seja possível educá-los, o aprendizado pode ser mais lento e complicado.

Durante a fase de socialização, o cachorro deve ser exposto às situações habituais que farão parte da sua vida de adulto como outros cães, gatos, adultos, crianças, viagens de carro, sons da rua, passeios na coleira, etc.

Trata-se de expô-lo de forma gradual e positiva. Por exemplo, você pode associar os passeios dele a comida, abraços, palavras de incentivo, etc.

O ideal é que o filhote fique com a mãe por até 8 a 10 semanas de vida para que possa aprender as regras básicas de comportamento de sua espécie e adotá-las a partir dessa idade.

Agora você sabe o básico sobre como cuidar de um cachorrinho. Embora possa parecer difícil no início, o que ele mais pedirá é o seu amor e companheirismo.

Cuide e eduque-o adequadamente e ele lhe dará muita alegria.

E então, gostou das nossas dicas de como cuidar de filhote de cachorro? Poste nos comentários.

Pode te interessar:

5 dicas para escolher o nome para cachorro perfeito

Cachorro é Considerado Filhote Até Que Idade? Descubra Agora

152 ideias de nome para cachorro macho

91 dicas de nome para cachorro fêmea

5/5 - (1 vote)