Cachorro é Considerado Filhote Até Que Idade? Descubra Agora


cachorro é filhote até que idade

Os filhotes crescem muito rápido, em um dia você carrega ele no colo para todo lugar e no outro ele já está pesado demais. 

Mas você já parou para pensar, cachorro é considerado filhote até que idade? E quando ele se torna um cão adulto?

Muitas pessoas têm curiosidade em saber até quando o cachorro é filhote até que idade, e nesse artigo eu vou te dar um pouco mais de informações para você saber se seu cão já é adulto.

Cachorro é filhote até que idade: Crescer é um processo

Certamente você já sabe que o seu cachorro é único! Porém o desenvolvimento de cada filhote segue uma linha do tempo distinta, não se preocupe se o seu filhote não cresce no mesmo ritmo que os seus companheiros de ninhada.

Em geral, os filhotes tornam-se cães adultos entre um e dois anos de idade .

Mas não é como se eles acordassem na manhã seguinte de seu primeiro aniversário e de repente se tornam cachorros adultos!

Na verdade, a maturação dos filhotes é um processo que varia de cão para cão, dependendo do tamanho, raça, socialização e muitos outros fatores.

Maturidade sexual e física para cães

Normalmente os cães atingem a maturidade sexual em torno de seis meses de idade.

E é nesse estágio físico onde os cães podem gerar ou dar à luz a filhotes. Ter filhotes pode parecer muito adulto, mas se você já passou algum tempo com um filhote de seis meses, sabe que eles ainda não estão totalmente crescidos.

Da mesma forma, um filhote pode estar fisicamente maduro antes de ser totalmente adulto. A maturidade física é quando o seu cachorro atinge a altura adulta, que depende da raça.

Normalmente, os cães de raças pequenas estão totalmente desenvolvidos por volta dos 12 meses de idade, já os cães de raças maiores devem precisar de um a dois anos para terminar a sua formação.

Se você já acompanhou o crescimento de um filhote, certamente já presenciou a situação onde o animal de estimação é fisicamente maduro, porém ele não sabe muito bem como controlar seu corpo.

Maturidade emocional para cães

A maturidade emocional, por outro lado, é quando um cachorro age como um cachorro adulto em vez de um filhote. Da mesma forma que acontece os outros aspectos do desenvolvimento dos filhotes, o processo de crescimento emocional ocorre com o tempo.

Você pode não ver isso acontecendo, mas um dia você vai perceber que seu filhote age como um cachorro adulto.

A maturidade emocional coincide com as mudanças hormonais de seu filhote. À medida que os filhotes crescem e se tornam sexualmente maduros, eles podem passar por momentos mais agitados.

Em torno de 1 ano e 1 ano e meio, seu filhote começará a se acalmar e a sua personalidade adulta começará a se tornar mais predominante.

Os filhotes se desenvolvem no seu próprio ritmo, por esse motivo é difícil dizer o momento certo em que o seu filhote se torna adulto. O jeito mais fácil de identificar isso é observar estes sinais de maturidade emocional:

  • Ouve e responde adequadamente ao treinamento
  • Responde mais prontamente
  • Como ele se socializa com outros cães

Às vezes, a resposta à pergunta certa não é o “cachorro é filhote até que idade” e sim “quando você pode dizer que ele é adulto”. Depende do comportamento do seu cachorro em particular e isso ocorre com o tempo.

Pode te interessar:

Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre

Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão

Veja como cuidar de filhote de cachorro do jeito certo

5/5 - (1 vote)