Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre


como treinar cachorro filhote - cachorro segurando coleira

Precisando saber como treinar cachorro filhote? Então vamos te ajudar.

Educar um cachorro significa ensiná-lo a conviver socialmente com outros indivíduos (animais ou pessoas) e a relacionar-se normalmente com os diferentes estímulos do seu ambiente.

Dessa forma, ele ganhará confiança e adaptabilidade suficientes para lidar com as mudanças em seu ambiente enquanto, ao mesmo tempo, você alcança um equilíbrio entre as necessidades do seu melhor amigo e as suas, para o benefício de ambos.

Aqui estão algumas dicas sobre como educar um filhote e qual é o momento ideal para começar.

A importância do período de socialização

Podemos treinar um cachorro a qualquer momento de sua vida. No entanto, existe um período em que ele está particularmente predisposto a aprender.

É o chamado período de socialização, que ocorre entre 3 e 12 semanas de vida e é o momento em que a coordenação motora e os sentidos do filhote se desenvolvem. 

Este período é caracterizado por um aumento no comportamento exploratório e nas interações sociais com outros filhotes.

O cão adquire as ferramentas e habilidades necessárias para desenvolver um comportamento social normal em relação aos animais e pessoas.

Além disso, aprendem a se relacionar naturalmente com o meio ambiente. 

O fim do período de socialização ocorre quando o filhote começa a mostrar respostas de medo a novos estímulos em seu ambiente.

Quando começar a treinar o filhote?

O momento ideal para treinar um filhote é por volta de 8 semanas de idade.

Até então, os cães devem estar com suas mães e irmãos para aprender sobre sua própria espécie, entre outras coisas, para o desenvolvimento emocional adequado.  

Depois disso, entre 8 e 12 semanas, você ainda terá tempo suficiente para que ele se adapte a você e ao seu novo lar.

Durante este período, começamos a ensiná-lo para que o nosso cachorro se torne um cão sociável, confiante e seguro.

Cachorro é Considerado Filhote Até Que Idade? Descubra Agora

6 dicas de como treinar cachorro filhote

Você provavelmente terá muitas coisas para ensinar ao seu cachorro, por exemplo:

  • Fazer as necessidades no lugar certo
  • Ficar sozinho em casa
  • Andar na coleira com você
  • Dormir em sua casa/cama
  • Não comer tudo que vê pela frente

E cada um desses processos de aprendizagem tem suas próprias características específicas. No entanto, existem alguns pontos-chave que são comuns a todos e que podem ajudá-lo a saber como educar o seu filhote:

1 As primeiras experiências

São um ponto essencial para o desenvolvimento saudável do cachorro, ele deve ser exposto a todos os estímulos possíveis (sons, texturas, cheiros, pessoas e animais), sempre de forma progressiva, para que aprenda a reconhecê-los sem medo.

Claro, sempre se preocupando com sua saúde (vacinação e vermifugação). 

Desta forma, é possível prevenir o desenvolvimento de algumas das alterações comportamentais associadas ao medo e à insegurança diante de novos estímulos, proporcionando ao cachorro os conhecimentos que o ajudarão a adaptar-se a diferentes contextos.

2 Crie rotinas

Estabelecer um cronograma de atividades (comer, brincar, caminhar) contribui para o desenvolvimento constante do seu filhote e facilita a organização.

Tudo bem se você não segui-los ao pé da letra, mas, assim como os humanos, é importante que seu filhote tenha rotinas com horários e atividades.

3 A chave é a repetição

Filhotes são “crianças” em fase de aprendizagem, por isso devem ser sempre recompensados ​​por suas realizações e comportamentos indesejados devem ser ignorados. 

Por esta razão, você precisa ter cuidado e encorajar seu filhote a se dar bem. Por exemplo, se você quiser que ele vá a um lugar específico, você deve levá-lo ao local desejado com frequência e reforçar esse comportamento com recompensas.

4 Crie hábitos

Além de ensinar as regras que você acha adequadas para ir aos lugares, aproveite esse período para ensinar outros hábitos que precisa, como escovar os pêlos, cortar as unhas, cuidar dos dentes e usar uma coleira.

Sempre faça isso gerando uma experiência agradável, com paciência, e recompense-o durante e após cada atividade.

5 Aprender brincando

Mesmo que o seu cachorro ainda seja muito jovem, podemos aproveitar para lhe ensinar os comandos básicos que serão úteis no futuro e que, além disso, o motivam mentalmente, o mantém ativo e fortalece o vínculo entre vocês.

É aprender brincando, então sempre seja paciente, faça sessões bem curtas, e sempre recompense quando ele fizer certo.

6 Ensine-o a ser independente

Brincar com você é fundamental, mas também é importante que o seu filhote saiba se divertir e ficar sozinho de vez em quando, sem sentir medo, insegurança ou apego excessivo .

Estimula a sua independência criando momentos de solidão, num espaço livre de ameaças e com diferentes estímulos que lhe permitem desenvolver autonomia e autoconfiança.

Para saber como educar um filhote é preciso entender suas necessidades, aprender a se comunicar da maneira certa e ter muita paciência, tempo, persistência e respeito.

E então, gostou de saber como treinar cachorro filhote? Conta para nós nos comentários.

Artigos que podem te interessar:

Como cuidar de um cachorro filhote

Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão

5/5 - (1 vote)