Conheças o cachorro Samoieda e saiba se ele é o cão ideal para você


cachorro Samoieda

Com seu “sorriso” característico, o cachorro Samoieda traz alegria para todo o mundo. 

Usado como cão de trabalho, para puxar trenó e doador de calor pelos povos nômades Samoyed da Sibéria, hoje este cachorro fofinho é um cão de companhia muito popular. 

Visto que que é um cão brincalhão e esperto, o simpático Samoieda com sua bela pelagem branca e brilhante sempre mantém seus donos ocupados.

Origens do cachorro Samoieda 

Foi um cachorro Samoieda chamado Etah, o cão, que liderou os trenós da expedição de Roald Amundsen para chegar ao Polo Sul. 

E, ao longo dos anos, essa raça de personalidade e aparência únicas tornou-se cada vez mais popular. 

Valioso ajudante de pastores de renas, o Samoieda é um lindo cão com aparência de lobo branco, muito inteligente e animado que parece sorrir para o mundo.

Nesse sentido, a raça pertence ao grupo dos cães de trenó, e é justamente como animal rebocador nas paisagens nevadas do extremo norte que o Samoieda deu seus primeiros passos para o mundo. 

Possivelmente vindo da Rússia e, depois de terem acompanhado os primeiros exploradores para conquistar o Polo Sul.

Chegaram à América do Norte e depois, aos poucos, ao resto do mundo onde se estabeleceram como excelentes animais de estimação.

Características da raça Samoieda 

personalidade do cachorro Samoieda

Assim, com o passar dos anos, o Samoieda se consolidou como um ótimo cão de companhia.

Tudo graças a sua personalidade, sua grande facilidade de se adaptar ao ambiente e principalmente pela sua inegável beleza.

“O Samoieda é para todos os tipos de pessoas, desde quem vive sozinho até famílias.

Originalmente, eles o chamavam de ‘o guardião das crianças’. Além disso, também é ideal para uma pessoa idosa por sua personalidade calma e sociável ”

afirma Marco Dal Zotto.

Atualmente a raça também é utilizada na Pet Terapia e em esportes como dog trekking, ski dog, agility.

E é claro, no esporte em que se destaca: o trenó puxado por cães. 

“O Samoieda é um cão que pode ser considerado ‘multifuncional’: originalmente o povo Samoyed – uma antiga população nômade que vivia em algumas áreas da Sibéria ao longo do rio Jenisei – o usava principalmente como cão pastor de renas”, continua Dal Zotto. 

Mas foram os Samoiedas brancos que, quando os caçadores deixaram as aldeias para caçar, também se tornaram cães de guarda atentos às crianças e animais da aldeia, protegendo a sua unidade familiar dos lobos e outros predadores.

O cuidado diário do Samoyed

Capaz de tolerar temperaturas extremas, o Samoieda não necessita de cuidados especiais. 

“Ele também se adapta a morar em apartamento, desde que lhe garantam pelo menos duas caminhadas por dia” Garante Marco Dal Zotto. 

“Eles são uma raça fácil em termos de cuidado e gerenciamento. O Samoieda também pode ser escovado apenas uma vez por semana; é importante, entretanto, acostumar o filhote desde os primeiros meses de vida a ser tocado e penteado. 

Os banhos podem ser dados a cada dois ou três meses, privilegiando os tratadores profissionais dotados de secadores e sopradores específicos”. 

A pelagem do Samoieda é resistente e não tem problemas com as intempéries ou o calor excessivo, enquanto a sub-pelagem se destina a proteger a pele de forma ideal. 

“É um cão que sofre menos tanto com o calor como com o frio do que as raças de pelo curto, justamente porque a sua pelagem o defende perfeitamente tanto das temperaturas abaixo de zero quanto do clima quente”. 

A mudança de pelo ocorre duas vezes por ano: uma no verão e outra próximo aos meses de inverno.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre o cachorro Samoieda?

Conta para nós nos comentários.

Raças de cachorro que pode te interessar:

Shiba Inu

Lulu da Pomerânia

Husky Siberiano

5/5 - (1 vote)