7 pistas para saber se o seu cachorro está zangado com você


cachorro está zangado

Está um clima estranho entre você e seu amigo peludo, quando você se oferece para coçar a barriga dele? 

Se o seu cão está se comportando de maneira diferente ultimamente, você pode começar a achar que ele está bravo com você. 

Mas quando o cachorro está zangado, o que ele faz?

Em primeiro lugar, é importante saber que seu cão provavelmente não está zangado com você, mas que as causas de seu comportamento são bem diferentes. 

De acordo com o adestrador Shoshi Parks, os cães podem sentir medo, ansiedade e desespero.

Porém, os pesquisadores acham que cachorros não têm a capacidade de associar suas emoções a causas específicas, então seu cachorro pode estar com raiva, mas provavelmente não de você.

Se sua rotina mudou recentemente devido a alguma mudança ou a chegada de um novo membro da família, ele pode se sentir inseguro e agir de forma diferente. 

A seguir, falamos sobre os comportamentos típicos de um cão “zangado” e explicamos o que seu animal pode realmente estar sentindo. 

1. Ele evita você

Você se sente ignorado? 

Se seu cão mantém distância ou não parece interessado em suas atenções e carinhos, você pode facilmente presumir que ele está bravo com você. 

Mas talvez ele esteja apenas cansado ou não se sentindo bem.

Os cães tentam esconder a dor e o desconforto, por isso, se ele estiver te evitando, provavelmente está tentando não deixar você saber que está com dor. 

A falta de sociabilidade também pode ser um sintoma de depressão.

Isso pode acontecer com os cachorros que enfrentam uma grande mudança em sua vida, como a perda do dono, de outro animal que morava com ele ou a chegada de um recém-nascido.

2. Ele olha para você de lado

Os cães comunicam e expressam suas emoções com a linguagem corporal. 

Se você notar que seu amigo lambe os lábios, boceja excessivamente e olha para você de lado, você pode pensar que ele está dizendo que está com raiva, mas provavelmente não é.

Esse comportamento está mais associado à ansiedade ou desconforto, e os cães costumam recorrer a ele para amenizar ou liberar a tensão em certas situações. 

Você pode tentar acalmar um cão estressado ou ansioso oferecendo-lhe uma guloseima, olhando para o lado ou dando-lhe o espaço de que precisa.

3. Mostra pouco afeto

Se seu cachorro costumava pular e babar em cima de você, mas agora não faz mais isso, pode significar que ele não está se sentindo muito bem.

Os cães tentam esconder seu desconforto, então ele pode, de repente, começar a se comportar de maneira diferente na presença de seu ser humano favorito, porque tenta manter a dor e o sofrimento apenas para si. 

Se você notar uma mudança perceptível no comportamento de seu animal de estimação, peça a um veterinário para examiná-lo.

4. Ele te toca com a pata

Seu cachorro cutuca você com a pata, o nariz ou a cabeça? 

Você pode pensar que ele está dizendo para você ir embora, mas na realidade ele provavelmente está comunicando que deseja algo. 

Bater a pata ou no nariz pode ser uma forma de mostrar carinho, um convite para brincar ou uma estratégia para pedir biscoitos deliciosos.

5. Esconde-se debaixo da cama

Se o seu cachorro está se escondendo, provavelmente não está com raiva de você, mas algo o assustou. 

Certamente você já deve ter notado este comportamento na passagem de ano ou durante uma tempestade bastante forte.

Mas pode acontecer sempre que alguma coisa o incomoda, como tomar banho, cortar as unhas, aspirador de pó…

Você escolhe.

Existem muitos sinais de que um cão está sofrendo de ansiedade, portanto, fique atento a comportamentos que possam fazer você perceber que seu cão não está se sentindo confortável. 

Você pode tentar persuadir um cão assustado a sair do esconderijo oferecendo-lhe uma guloseima ou pode esperar e dar o tempo necessário para ele se acalmar no lugar onde se sentiu mais seguro.

6. Fazer xixi nas suas coisas

Se o cachorro está urinando na cama, nos seus sapatos ou na sua bolsa, isso definitivamente significa que ele está bravo com você, não é? 

Na realidade, provavelmente, há outra razão para isso.

Se o cachorro fazer xixi em casa, ele provavelmente está marcando território, (isso pode acontecer se um cachorro não foi esterilizado).

Ele pode está se sentindo estressado, com medo, ou está enfrentando uma mudança repentina em sua vida, como a chegada de um bebê ou outro animal de estimação.

Se o cão fizer xixi no tapete, também existe a possibilidade de que, por um problema de saúde, ele não consiga mais se conter até a hora de ir ao banheiro. 

Se você notar que isso acontece com frequência, consulte um veterinário.

7. Morda seus sapatos favoritos

Seu melhor amigo devorou ​​outro par de meias ou quase rasgou o sofá? 

Esse comportamento pode fazer você pensar que fez algo errado, mas provavelmente não.

Um cão com comportamento destrutivo provavelmente ficará entediado ou ansioso, mas não com raiva de você. 

Se você notar que seu animal de estimação está destruindo tudo na casa, dê a ele brinquedos interativos para se distrair.

Se o seu cão se comporta mal por causa da ansiedade de separação, você pode consultar um adestrador ou veterinário comportamental para obter conselhos sobre como ajudar a aliviar o estresse.

Então, meu cachorro está com raiva de mim?

Embora possa parecer que seu cão está zangado com você, lembre-se de que ele não fica zangado da mesma maneira que você. 

Certamente algo aconteceu com ele, talvez ele se sinta solitário, ou ele esteja entediado ou com ciúme. 

Mas nada como passar um tempo com ele não deva resolver.

Conta para nós, você já teve algum momento estranho assim com o seu amigo peludo?

Pode te interessar: