Saiba como escolher a coleira contra pulgas e carrapatos ideal


coleira contra pulgas e carrapatos

Em dúvida em qual coleira contra pulgas e carrapatos escolher? Então nós vamos te ajudar.

Se o seu amigo peludo se coça constantemente, tem manchas pretas no corpo e tem o pelo caindo ou ralo, ele pode ter contraído pulgas.

Nossos animais têm que lutar frequentemente contra esses insetos, especialmente no verão, mas em geral durante todo o ano.

Pulgas, carrapatos e parasitas também podem causar doenças perigosas tanto em cães como gatos, por isso é preciso tomar medidas adequadas para proteger sua saúde. 

A coleira antipulgas é uma das soluções mais adequadas porque é fácil de usar e eficaz no médio e longo prazo.

Como funciona a coleira contra pulgas e carrapatos

A coleira antipulgas tem uma função preventiva. Geralmente é feita de plástico flexível e ajustável que envolve o pescoço do cão ou gato.

Ao entrar em contato com o calor do corpo do animal, libera substâncias químicas que penetram em seu pelo, criando barreiras protetoras contra pulgas e outros insetos. 

Os produtos químicos também se espalham no ambiente onde o cão geralmente vive, como camas ou sofás, garantindo proteção 360 ​​°.

O líquido liberado resiste à água, variações de temperatura e outros agentes atmosféricos, portanto, o colar não deve ser removido nem mesmo à noite.

Quais tipos de coleiras contra pulgas existem?

Existem no mercado diferentes tipos de coleiras antipulgas, à sua escolha deve ser de acordo com as suas necessidades. 

Basicamente, existem 3 modelos: inseticidas, biológico e ultrassônico.A coleira inseticida contra pulgas é a mais comum e libera substâncias químicas que eliminam pulgas, carrapatos e parasitas. 

Porém, por ser um produto altamente tóxico, deve-se evitar que o cachorro mastigue e as crianças devem manter uma distância e cuidados para manter a segurança.

A coleira de pesticidas orgânicos é feita exclusivamente de ervas e óleos naturais e não contém produtos químicos.

Por isso, o seu uso deve ser após um tratamento contra pulgas.

Por fim, existe a coleira de ultrassom , que emite ultrassons que incomodam os insetos e os mantêm afastados. 

Este modelo também não contém produtos químicos, mas só pode ser usado ao ar livre, portanto, outros produtos como sprays, pipetas ou loções devem ser usados ​​em casa.

Deve-se usar as coleiras inseticidas e orgânicas em cães grandes.

Já os cães de pequeno e médio porte, pode usar qualquer tipo de coleira. 

No entanto, geralmente não é recomendado aplicar coleiras contra pulgas em cães e gatos com menos de 6 meses de idade, pois eles podem mastigar e ingerir produtos químicos perigosos. 

A melhor época para aplicar esses produtos é durante as mudanças sazonais, quando as pulgas e os carrapatos estão mais ativos.

A coleira antipulgas para cães serve também para gatos?

Os carrapatos de cães e gatos são diferentes, então não se deve usar uma coleira de cachorro em gatos. 

Além de ser ineficaz para o felino, uma coleira específica para cães correria o risco de deixar o gato doente, com consequências muito graves.

Normalmente pode-se usar uma coleira coleira antipulgas para cães mesmo se você tiver um gato em casa, mas é aconselhável consultar sempre as instruções da embalagem.

Como escolher uma boa coleira contra pulgas e carrapatos?

A escolha do produto certo deve-se avaliar uma série de considerações e requisitos.

Em primeiro lugar, é aconselhável comprar um item de uma boa qualidade.

Obviamente, você tem que gastar um pouco mais, mas quando se trata da saúde de seus animais de estimação, que são membros integrantes da família, você não pode se comprometer.

Leia as advertências e efeitos colaterais com atenção, especialmente se o seu cão tem alguma doença ou alergia em particular. 

No entanto, recomendo que você consulte seu veterinário antes de comprar uma coleira antipulgas.

É importante se atentar ao tamanho da coleira, para não causar desconforto ou incômodo no cão ou gato.

 

As coleiras contra pulgas e carrapatos são ferramentas muito úteis para manter esses parasitas longe de nossos animais de estimação e para prevenir doenças.

Porem, é importante usar da maneira correta.

A sua utilização é extremamente fácil: uma vez colocado no pescoço do cão ou do gato, atua com total autonomia, sem qualquer outra intervenção do dono.

Por outro lado, eles têm uma duração limitada (cerca de 4-5 meses) e podem ter efeitos colaterais em alguns animais. 

A inalação ou o contato com produtos químicos podem ser perigosos para as pessoas, por isso é aconselhável não dormir com seu cão ou gato e lavar as mãos com frequência.

Além disso, deve-se evitar o uso da coleira contra pulgas e carrapatos em cachorros idosos, alérgicos, grávidas, lactantes ou animais em convalescença.

E então, gostou de saber mais a coleira contra pulgas e carrapatos?

Conta para nós nos comentários.

Pode te interessar:

5/5 - (1 vote)