Saiba Como cortar unha de cão do jeito certo


como cortar unha de cão

Como cortar unha de cão? Se o seu estofado está rasgado, móveis e pisos riscados…

E tem barulho de unhas no chão a todo momento, esse pode ser um sinal de que você precisa cortar as unhas do seu cachorro.

Por isso vou te contar as melhores dicas sobre como cortar unha do seu cachorro, desde a escolha do cortador de unhas mais eficaz até como estancar qualquer acidente.

Cortar as unhas do seu animal de estimação é uma forma de garantir uma vida saudável para ele. 

As unhas dos cães mais animados se desgastam naturalmente, mas isso não se aplica às 4 patas. Seu animal de estimação precisa de seus conhecimentos e habilidades, então é hora de você se tornar um especialista no assunto.

Você tem medo de machucar o seu cachorro? 

Cortar as unhas do seu cão pode parecer uma grande responsabilidade, nós sabemos, mas superar esse medo é essencial para qualquer amante de cachorro atencioso e carinhoso.

Como cortar unha de cão: Acostume ele com o cortador de unhas desde filhote

Para cortar as unhas do seu cachorro você precisa manusear as patas, por isso deve habitua-lo a ser tocada nas patas e dedos desde filhote. 

Se você começar a cortar as unhas do seu cachorro quando ele for um filhote, ele se acostumará com o tempo e este procedimento não será mais desagradável para ele.

Como cortar unha de cachorro: Brinque com ele antes

Brincar com o seu cão antes de cortar as unhas é muito importante, porque ele vai valorizar a sua atenção além de descarregar o excesso de energia e consequentemente o seu humor ficará melhor. 

Um cão cansado fica mais calmo e, portanto, oferece menos resistência quando você tem que cortar as unhas.

Abaixe-se até a altura dele

Uma das melhores maneiras de cortar unha do seu cachorro é ficar na altura dele. 

Se você ficar sentado em uma cadeira, para ele levantar cada pata não é um método eficaz. Se você se sentar no chão, ficará mais perto dele e poderá tranquilizá-lo com mais facilidade.

como cortar a unha de cachorro

Escolha o Alicate para cortar unha de cachorro adequado

Os cortadores de unha para humanos não são adequados para cortar as unhas do seu cachorro.

Não têm uma forma adequada e podem até ferir as suas patas, fazendo com que as unhas sangrem. Existem cortadores de unhas especiais para cães com a forma e o tamanho perfeitos para as unhas do seu animal de estimação.

Você tem alicate para cortar unha de cachorro adequado, mas ainda precisa ter certeza de que ele é afiado o suficiente. Do contrário, ele vai beliscar a unha do cachorro sem cortá-la, causando uma dor desnecessária.

Nenhum amante de cachorro gostaria de estar nesta situação. Para evitar que isso aconteça, troque o cortador de unhas regularmente.

Alternativas ao alicate para cortar unha de cachorro

Se o seu cão já teve experiências negativas ou você não se sente confortável cortando as unhas, experimente usar um cortador de unhas elétrico para cães com uma cabeça abrasiva rotativa. 

Com esta ferramenta você poderá lixar as unhas do seu cão sem ter que cortá-las e sem que ele sinta dor.

Não se esqueça dos biscoitos

Se enquanto você está cortando as unhas de seu cão, você está de mau humor ou se sente desconfortável, seu cão pode notar e, portanto, perceber toda a experiência como algo negativo. 

Na hora de preparar tudo o que você precisa para aparar as unhas do seu cão, não se esqueça dos biscoitos, você pode dar um a cada vez que terminar de aparar as unhas da pata e outro no final do processo. 

Mesmo que seu cão se sinta desconfortável ao cortar as unhas, ele provavelmente conseguirá resistir até o fim se souber que receberá uma recompensa.

Um prêmio para o guerreiro

Você acabou de cortar as unhas de ambas as patas e seu cão está começando a ficar inquieto, o que você pode fazer neste caso? 

Dê-lhe um biscoito e pare de cortar as unhas. 

Em alguns casos, é melhor deixar o trabalho no meio do caminho e recomeçar mais tarde, quando ele estiver mais tranquilo. 

Comece a cortar as unhas novamente, após uma experiência positiva, ou pelo menos não completamente negativa, para o seu cão.

Preste atenção na polpa da unha 

como cortar unha de cachorro

Se o seu cão tem unhas escuras, provavelmente não será fácil localizar a polpa, a parte carnuda da unha onde há terminações nervosas e vasos sanguíneos. 

A polpa rosada é mais visível nas unhas claras, mas ainda é difícil de evitar. Se você acidentalmente cortar a polpa da unha do seu cão, respire fundo e não perca a calma. 

Ter uma atitude negativa não ajuda o seu animal, que neste caso precisa de o ver calmo e confiante. 

Como parar o sangramento na unha do cachorro

Lembre-se das esporas

Quase todos os cães possuem esporas na parte interna das patas. 

Se você se concentrar apenas nas unhas das patas, pode acabar esquecendo. 

Certifique-se de cortar as esporas também, pois elas podem rasgar e sangrar facilmente.

Apare suas unhas regularmente

Quando cortar as unhas do seu cachorro? 

A resposta é simples: depois de cortá-los pela primeira vez, verifique todas as semanas quanto cresceram. 

Normalmente, a maioria dos cães precisa ter suas unhas aparadas a cada 2-4 semanas. Você precisará aparar as unhas do seu cão conforme necessário e estabelecer uma rotina regular para este procedimento.

E então, entendeu como cortar unha de cão?

Deixe suas dúvidas nos comentários.

Pode te Interessar

Como adestrar cão adulto? Veja esses 8 segredos essenciais

Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre

5/5 - (1 vote)