Conheça o gato Ragdoll, um dos gatos mais bonitos mundo


gato ragdoll

A raça de gato Ragdoll é uma das mais populares do mundo, entre aqueles que amam um gatinho fofinho.

E o motivo é simples, eles são lindos e tem uma aparência majestosa, com a sua pelagem sedosa e felpuda, seus olhos azuis e além de serem muito afetuosos com seus donos.

É realmente um dos gatos mais carinhosos que existe.

Quando alguém o pega, esse gatinho literalmente se deixa levar; característica à qual deve seu nome, pois Ragdoll significa “boneca de pano”.

Raramente se vê um gato Ragdoll mostrar suas as garras, porque quando fica assustado ele foge e se esconde.

Ao estabelecer uma relação de confiança e amizade com o seu dono, estes gatos serão a companhia ideal num lar com crianças ou outros animais incluindo cães e gatos.

O Ragdoll também é frequentemente usado em terapia de animais de estimação, a terapia médica que “explora” a ajuda de animais para melhorar o humor e a saúde de idosos, doentes e crianças.

Os ronronados, dispensados ​​em abundância, são a sinalização do quanto ele gosta de ser tocado e acariciado e causam um relaxamento emocional que faz bem para o psiquismo de quem está perto dessa fofura.

A origem do gato Ragdoll

Uma curiosidade sobre as origens desta raça é que ela foi desenvolvida nos anos 60 na Califórnia pela criadora Ann Baker e oficialmente reconhecida em 1992.

A mãe dos Ragdolls se chamar Josephine e era uma gata doméstica de pelo comprido, branco e sem pedigree, que deu à luz a várias ninhadas, geradas através do acasalamento com um gato Birmanês.

Todos esses gatinhos tinham características semelhantes e uma personalidade muito dócil.

Assim nasceu o Ragdolls, um típico gato do interior, de personalidade pacífica e não territorialista, um dos mais fáceis de se conviver e educar.

gato Ragdoll de olhos azuis

Como treinar um gato Ragdoll

Ao contrário de outros gatos, que tem uma personalidade mais independente e que consequentemente é mais difícil de treinar.

O Ragdoll, se vive em um ambiente tranquilo, aprende a se comportar como um gato doméstico muito facilmente.

Uma ajuda fundamental sempre vem da mãe que, nos primeiros meses de vida, vai ensinar o filhote a usar a caixa de areia, se alimentar e se defender.

Por este motivo, é aconselhável não retirá-lo muito cedo de perto da mãe.

Assim que chegar na nova casa será educado facilmente.

Mas é importante evitar atitudes bruscas e, em vez disso, agir em um tom calmo, pois o Ragdoll tem medo de ruídos muito altos.

Usando o método de “reforço positivo“ é possível estimular o seu raciocínio por associação: o bom comportamento será recompensado com carícias, afagos, elogios e petiscos.

Mas caso seja necessário uma repreensão, um “não!” será mais do que suficiente para desencorajar uma atitude errada.

Cuidados com o pelo do gato Ragdoll

É uma raça que deve se ter uma atenção especial ao seu pelo.

É bom escovar o Ragdoll duas a três vezes por semana, mesmo durante o período de mudança de pelo.

No entanto, seu pelo médio-longo não desenvolve muito subpêlo, então você pode usar um pente de dentes largos e depois um de dentes estreitos para desfazer os nós e evitar que outros se formem.

Pentear o seu pelo é uma coisa que ele gosta muito.

Pode ser necessário dar banho nele de vez em quando, mas ele não deve resistir caso já tenha sido acostumado desde filhote.

E é importante que a água esteja em torno de 36-37 graus.

É importante usar um shampoo natural e delicado e depois enxaguar abundantemente e secar com cuidado.

A alimentação do Ragdoll

O Ragdoll é geralmente um gato muito guloso e, por ser um gato doméstico, tem risco de sobre de excesso de peso, visto que não faz muita atividade física.

Portanto, é aconselhável estimulá-lo a brincar para que ele faça atividades física.

Você deverá escolher uma dieta de alta qualidade, com baixo teor de gordura e proteína, sem aditivos químicos e corantes.

É muito importante respeitar as doses indicadas na embalagem ou as recomendações do seu veterinário e evitar dar comida de humanos a ele.

E então, o que achou desse gatinho lindo? Conta para nós nos comentários.

Raças de gato e artigos que podem te interessar:

Gato Siamês

Gato Persa

Gato Norueguês da Floresta

O primeiro dia de um gato em casa, o que você precisa saber

Aprenda Como Cuidar De Gatinho Filhote Do Jeito Certo

5/5 - (1 vote)