O que o gato faz quando você não está em casa? Veja essas 8 coisas

o que o gato faz

Você já se perguntou o que o seu gato faz quando você não está em casa? 

Isso pode ser uma curiosidade ou até mesmo para tentar entender porque sempre encontra alguns desastres quando você chega na sua casa.

Ele pode fazer várias coisas, dependendo de sua personalidade.

Se for preguiçoso dormirá, se tiver fome poderá sair em busca de comida, se for muito ativo não fará nada além de brincar, e assim por diante.

Por isso reunimos algumas coisas sobre o que o gato faz quando está sozinho em casa.

8 coisas que o gato faz quando você não está em casa

1. Certifica-se de que está realmente sozinho

Quando você sai, o gato geralmente se certifica de que ele fica sozinho em casa. Eles adoram cheirar e passear pela casa em busca de algo novo que não tenham visto antes. A curiosidade é sem dúvida um dos traços característicos dos nossos amigos felinos!

2. Ele se espreguiça

Os gatos alongam-se várias vezes ao dia, especialmente quando acordam e… quando estão sozinhos. Você sabe por que ele faz isso? Um gato pode dormir até 16 horas por dia, mas ficar agachado por tanto tempo os entorpece, então o alongamento é essencial para recuperar a agilidade e acordar completamente. 

Além disso, ver um gato se espreguiçando também é comum quando estamos dentro de casa, pois essa ação cria uma sensação agradável e estimula a irrigação sanguínea.

3. Come e vai em busca de comida

Quando o gato está sozinho em casa, há silêncio e tranquilidade: o ambiente perfeito para comer em paz sem nenhum tipo de estresse.

Antes de sair, você pode deixar para ele uma porção de ração para ele beliscar caso fique com fome, e para evitar que ele bagunce a cozinha procurando por comida.

Outra coisa que eles podem fazer é dar uma volta na vizinhança, para procurar alguma comida mais interessante ou apetitosa.

4. Fica olhando pela janela ou sai de casa

O seu gato está livre para entrar e sair de casa? Ou é um gato 100% doméstico? 

Há quem prefira não o deixar sair por temer os perigos que poderá encontrar lá fora, enquanto outras pessoas não pensam em manter o gato trancado em casa porque não o querem privar da sua liberdade.

Em qualquer caso, como já dissemos, os gatos são animais de estimação extremamente curiosos, por isso não é difícil acreditar que passam a maior parte do tempo a brincar, caçar ou correr.

5. Aproveita o silêncio para dormir

Já vimos que os gatos dormem cerca de 16 horas, número que pode aumentar para 18 horas nos gatos mais velhos. Dormir estimula o bem-estar dos gatinhos e ajuda a preparar o cérebro para aprender coisas novas ao acordar.

6. Combina desastres

Às vezes nos perguntamos “o que o gato faz quando está sozinho em casa?” Mas a resposta é encontrada assim que você volta para casa: ele se comporta mal e cria todos os tipos de desastres. 

Alguns exemplos são roubar comida, quebrar objetos ou subir em móveis ou prateleiras normalmente proibidos.

7. Ele fica entediado

Depois de passar várias horas sozinhos, os gatos ficam entediados. Embora sejam animais independentes, ao mesmo tempo são sociáveis ​​e precisam de companhia para se manterem saudáveis ​​e felizes.

Se o seu gato passa muito tempo sozinho, você pode deixá-lo com brinquedos que o entretam, para ele brincar, isso ajuda que ele não fique entediado.

8. Espera você chegar

Há gatos que miam de felicidade sem parar quando você chega em casa para mostrar como eles ficam felizes por saber que você voltou, outros se esfregam em você para marcar seu cheiro e outros permanecem indiferentes.

O comportamento depende do vínculo que eles têm com o dono, mas certamente quando você chega em casa o gato não fica completamente indiferente, mesmo que não demonstre seu contentamento como um cachorro faria.

Mas conta para nós, o que você já percebeu que o seu gato faz quando você não está em casa?

Deixa muitas bagunças para você arrumar?

Pode te interessar:

Deixe um comentário