Certamente você já conhece a silhueta característica do Dachshund ou o cão salsicha, com seu corpo alongado, pernas curtas e pelagem bronzeada.
Esta aparência única rendeu a ele todos os tipos de apelidos.
Inteligente, corajoso, e um pouco teimoso… Você nunca fica entediado com um Dachshund.
Então vamos conhecer um pouco mais sobre o cão salsicha para saber se ele é o companheiro ideal para você.
Origem do Dachshund
O Dachshund é originalmente um cão alemão, o seu nome vem de uma palavra que significa “cão texugo”.
Eles foram criados nos séculos 18 e 19 na Alemanha como cães de caça destinados especificamente a ajudar seus mestres a rastrear e expulsar presas como texugos, coelhos, raposas e javalis de suas “tocas”.
A origem exata do Dachshund permanece incerta, mas seus ancestrais certamente incluíam Terriers, Pointers, Pinschers, Hounds e Bassets.
Nos Estados Unidos, a imagem do Dachshund foi usada para caricaturar a Alemanha na propaganda da Primeira Guerra Mundial, o que prejudicou a reputação desta raça.
Hoje, no entanto, esta raça é um dos cães mais populares nos Estados Unidos e no mundo todo, incluindo o Brasil.
Características do cão salsicha
Todos os Dachshunds têm características físicas comuns, como pernas curtas, corpo alongado, orelhas compridas e caídas e focinho pontudo.
Apesar de pertencerem a uma mesma raça, eles são divididos em Dachshund padrão, Dachshund miniatura e até, em alguns cruzamentos, uma versão menor do Dachshund anão chamado Kaninchen, ou “Dachshund caçador de coelhos”.
Mesmo que o Dachshund de pelo castanho e de pelo curto seja o mais popular, esses cães possuem diversas variedades de pelagens.
Você encontrará Dachshunds de pelagem curta, comprida e pelo duro.
A cor de sua pelagem também pode variar e inclui, entre outros, preto, vermelho, chocolate, bege, creme, cinza, fulvo, tigrado… tem várias cores.
Quando se trata de higiene, os Dachshunds de pelo curto requerem muito pouca atenção.
Já os de pelo comprido, por outro lado, precisam de ser escovados semanalmente e, às vezes, mais vezes durante a mudança de pelo.
Os Dachshunds de pelo duro são os mais difíceis de manter, pois sua pelagem não deve apenas ser escovada.
Mas também é preciso remover os pelos com a mão ou com um instrumento específico que possa se agarrar aos pelos.
Também é preferível acostumar os Dachshunds de pelo duro a esta preparação manual desde filhote.
Se você deseja obter mais informações sobre os diferentes tipos de pelagem da raça e como mantê-los, não hesite em consultar um profissional.
Personalidade do Dachshund
Qualquer um que conheça Dachshunds lhe dirá que são cães cheios de personalidade.
A vantagem é que isso significa que eles adoram brincar e estão sempre prontos para correr atrás de algo, esconder debaixo de cobertores ou ir para a sua cama quando se cansar.
Por outro lado, sua inteligência e instintos de caça podem torná-los teimosos e mandões, obcecados por cheiros que gostam e apaixonados por cavar em seu quintal.
Este cão (originalmente criado para perseguir ou caçar) às vezes pode ser difícil.
Mas com uma boa educação e socialização, o Dachshund pode ser uma grande fonte de alegria para um dono que sabe como lidar com ele.
O ambiente ideal
Devido ao seu pequeno tamanho, os Dachshunds adaptam-se facilmente a qualquer tipo de ambiente.
Simplificando, você pode ter um Dachshund em uma grande casa no campo ou em um pequeno apartamento na cidade, desde que você o leve para passear todos os dias.
No entanto, esses cães não gostam de estranhos ou outros cães e não se dão muito bem com crianças pequenas.
Se você tem um gato, saiba que provavelmente ele o persiga constantemente.
Dachshunds são ótimos cães para família, desde que recebam atenção exclusiva, sem competição, por isso que eles geralmente ficam mais felizes em famílias sem filhos pequenos.
A sua tendência a cavar
O Dachshund foi originalmente criado para caçar todos os animais que cavam túneis, e se você permitir, ele pode transformar seu magnífico jardim em um queijo suíço.
Para canalizar esse instinto, tente chamar a atenção do seu cão para a parte do jardim onde ele pode cavar, e recompense-o com uma guloseima toda vez que ele escolher cavar no lugar certo do jardim.
O dono ideal para um Dachshund
O dono ideal para um cão salsicha deve ter energia de sobra e um forte senso de humor.
Esses cães não gostam de ficar sozinhos por muito tempo e precisam de exercícios diários e brincadeiras.
Assim, o dono ideal deve estar disposto a dedicar um tempo para realmente conhecer seu cão e sua personalidade única e dar a ele o amor, a atenção e o ambiente de que ele precisa.
Se você precisar sair de casa de vez em quando, considere deixar seu animal de estimação em um espaço fechado com um portão.
Treinar um Dachshund
Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre
Comparado com outras raças, o Dachshund é geralmente mais difícil de treinar.
Originalmente criados para alertar os caçadores quando avistavam presas no subsolo, eles são barulhentos por natureza, latem insistentemente e podem até ter tendências agressivas se não forem socializados quando filhotes o suficiente.
Com um Dachshund, nada supera o reforço positivo, bem como o treinamento de obediência regular e persistente.
Enquanto eles gostam de ser recompensados com guloseimas e elogios, eles gostam ainda mais de variedade e só têm paciência para sessões curtas de treinamento.
Para colocar as probabilidades a seu favor, é melhor fazer essas sessões com o estômago vazio e aceitar o fato de que, mesmo que sejam demoradas, valem a pena a longo prazo.
Por todas as razões que mencionamos acima, o treinamento para usar o local correto para fazer as suas necessidades é difícil com um Dachshund.
Pequeno e discreto, ele pode facilmente ir se aliviar em um cantinho tranquilo de sua casa, se você não estiver vigilante o suficiente.
Para evitar que o tapete se torne seu banheiro favorito, use um portão para evitar que seu cão entre em áreas proibidas e leve-o para fora regularmente para se aliviar.
Lembre-se de elogiá-lo e recompensá-lo com guloseimas quando ele fizer xixi no local correto.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre o cão salsicha?
Conta para nós o que achou nos comentários.