Veja se o cachorro Pinscher combina com você, antes de adotar um

cachorro pinscher filhote

O Pinscher é um cão muito animado e apegado a sua família. 

De origem alemã, ele deriva de vários cruzamentos e embora possa parecer, não é o irmão mais novo do Dobermann. 

O Pinscher tem uma personalidade dominante muito forte e mesmo que seja afetuoso e sociável com a família, ele não costuma ser assim com outros animais, principalmente se quando filhote não for bem socializado. 

Além disso, é um cão cheio de energia e que necessita de muita atividade física, mas mesmo assim pode viver tranquilamente em casa ou num apartamento.

História do Dwarf Pinscher

A raça de cachorro Pinscher foi registrada pela primeira vez na Alemanha, a partir do cruzamento entre o Pinscher Alemão, o Galgo Italiano e o Dachshund. 

O nome dele em alemão é Zwergpinscher

Mas no Brasil e na maioria de outros países, ele é conhecido apenas como Pinscher, afinal seria um pouco difícil conseguir pronunciar o seu nome completo.

Por se parecer muito com o Doberman, muitas pessoas pensam que o Pinscher é um Doberman em miniatura, mas não é o caso. 

Embora ambas as raças tenham ancestrais em comum, o Pinscher nasceu muito antes do Doberman.

Hoje eles são um dos cães de pequeno porte mais populares no mundo todo, embora cuidar deles possa ser difícil por serem muito ativos.

Características físicas do Pinscher

Quem não conhece muito bem essa raça pode facilmente confundi-lo com o Chihuaua, enquanto outros o consideram um Doberman em miniatura.

Na verdade, o Pinscher é uma raça de cachorro bem definida que remonta à família Pinscher-Schnauzer.

Existem dois tipos desta raça específica:

  • Pinscher médio: 45 a 50 cm de altura na cernelha e tem um peso médio de 14 a 20 kg
  • Pinscher miniatura: Com altura da cernelha entre 25 e 30 cm, com peso que varia entre 3 a 6 kg.

Ambos são caracterizados por um pelo curto e não tem subpêlo.

Ele tem algumas manchas no pelo que variam de: vermelho de cervo a preto e castanho com manchas marrons. 

Além disso, outra peculiaridade desta raça é que ele é bem pequeno, mas ao mesmo tempo tem uma musculatura bem definida.

Embora possa parecer magro e delicado, é um cão muito forte com uma expectativa de vida bastante longa, que varia em torno de 15 anos.

O seu traço característico é a particular fisionomia do crânio, a cabeça é alongada e tem um focinho bastante pontudo que lembra muito o do Dobermann.

Personalidade do Pinscher

Personalidade Pinscher miniatura

O Pinscher é um cão sociável, simpático e acima de tudo tem uma personalidade muito alegre que se adapta bem a famílias com crianças.

Mas pode ser um cão que não se adapta muito bem a pessoas mais idosas, devido ao seu nível de energia.

É um cão que tem uma forte ligação com a sua família e tende a ser particularmente protetor com pessoas estranhas, ao qual demonstra uma forte desconfiança. 

Graças a este temperamento o Pinscher mostra ser não apenas um cão de companhia perfeito, mas também um cão de guarda eficiente.

É um cão brincalhão e carinhoso, muito espirituoso e obediente, mas de personalidade forte e orgulhoso, além de um pouco teimoso.

O Pinscher, porém tem um ponto fraco, ele sofre de solidão e, se ficar sozinho em casa, pode chorar e latir sem parar até você voltar.

O problema ocorre principalmente em cachorros até o quinto mês de idade, uma solução pode ser usar alguns truques para não fazê-lo sentir a sua falta.

Como deixar a luz acesa ou seus brinquedos à sua disposição para se divertir e, enquanto isso, tentar educá-lo aos poucos para ficar sozinho em casa.

No entanto, ele tem uma grande capacidade de adaptação e isso o ajudará em um curto espaço de tempo a entender essa condição e a sofrer cada vez menos com a solidão.

No verão é um cão muito animado que adora passear e se movimentar, mas no inverno, devido ao frio, adora ficar em um lugar quentinho.

Por isso, é aconselhável evitar mantê-lo no jardim e colocar na sua casinha ou sua poltrona favorita, um cobertor ou algo quente para se refugiar.

Adestramento do Pinscher

O Pinscher é um cão que precisa de recompensas para ser treinado. 

A melhor forma de conseguir treiná-lo é ensinar a ele os comandos tendo uma guloseima sempre à vista e fazê-lo entender que, se ele fizer o que você mandou, será recompensado. 

Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre

Relacionamento com outros cães

O Pinscher é um cão muito apegado ao dono e deixá-lo entre outros cães pode incomodá-lo. 

Portanto, inicialmente, o dono deve estar presente quando estiver na presença de outros cães para que se sinta seguro e, acima de tudo, para que não fique agressivo.

Afinal, sabemos que, principalmente nos primeiros momentos, a convivência pode ser difícil. 

Mas, com um pouco de esforço, o Pinscher também poderá se dar bem com outros cães e pessoas.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Pinscher?

Conta para nós nos comentários.

Pode te Interessar:

Chihuahua

Beagle

Jack Russell Terrier

5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário