O cachorro Beagle é um cão ativo e cheio de energia. Usado na Inglaterra como cão de caça para lebre, é hoje um dos animais de estimação mais populares e amados do mundo.
Esta é uma raça que é ótima para pessoas ativas que amam estar ao ar livre e praticar exercícios. Ele costuma se dar muito bem com crianças, por isso é um típico cão de família.
História da raça de cachorro Beagle
Uma das coisas mais conhecidas sobre o Beagle é sua origem: na Inglaterra.
Os primeiros Beagles, dos quais se tem registro, levam a data de 1475, o ano em que este nome foi usado para descrevê-lo pela primeira vez.
É um cão principalmente utilizado para a caça, em particular na caça à lebre, dado o seu olfato muito desenvolvido, tamanho reduzido e forte instinto predatório.
Há um debate sobre a origem do nome da raça: alguns argumentam que vem de uma palavra celta que significa pequeno, enquanto outros argumentam que é de origem francesa e significa algo como boca aberta, dada a tendência dos beagles de latir muito.
As características dos primeiros Beagles foram fortemente influenciadas por sua origem:
- Sul da Inglaterra: os beagles do interior desta área eram mais lentos e desajeitados
- Fronteira entre a Grã-Bretanha e a Escócia: os cães nativos desta área eram mais ágeis e resistentes.
No século XIX um trabalho de seleção foi iniciado pelos criadores, na tentativa de padronizar a raça ao máximo.
Hoje o Beagle ainda é usado na caça, mas ao mesmo tempo é uma das raças mais queridas pelas famílias: na verdade, muitos deles vivem dentro de casa, como animais de estimação.
Comportamento e personalidade do Beagle
Os Beagles são frequentemente descritos como cães ativos, alegres, extrovertidos e amorosos.
Além disso, é um pouco propenso à teimosia e às vezes ao egoísmo: quando querem algo (geralmente comida), insistem até a exaustão para consegui-lo.
Adestramento do Beagle
Educar o Beagle desde filhote é um passo muito importante, você precisa de muita paciência e insistência, mas os resultados certamente valerão o esforço.
Em todo caso, há características da raça que nenhum treinamento pode mudar: amam comida, cheiram tudo e têm uma audição muito seletiva.
Além disso ouvem quando querem, se não querem, ignoram, mesmo em relação aos comandos.
Um olfato tão bem desenvolvido e preciso pode levá-lo a fugir para perseguir um cheiro durante uma caminhada ou a abrir sacos de lixo atraídos pelo conteúdo.
Este “super poder” dos Beagles serve também para farejar incêndios a grandes distâncias, mas também para a procura de drogas, dinheiro, pessoas, etc.
O Beagle tem um espírito livre e tende a fazer o que querem fazer, ignorando o dono, mesmo ouvindo os comandos e chamados.
Para ter sucesso no seu treinamento você precisa tornar cada atividade interessante, forçá-lo não ajudará.
Ter um Beagle significa transformar tudo em jogo!
Como adestrar cão adulto? Veja esses 8 segredos essenciais
Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre
O cachorro Beagle em Casa
A personalidade do Beagle está condicionado pela sua criação de origem e pela finalidade primordial do seu dono.
As ninhadas criadas para a caça apresentaram exemplares mais exigentes em termos de exercício físico e com tendência à hiperatividade, características não recomendadas para quem passa muito tempo fora de casa e é forçada a deixar o cachorro sozinho.
O latido desta raça é muito potente: se deixado sozinho um Beagle consegue latir por muito tempo sem se cansar, então se você tem vizinhos é bom deixar alguns brinquedos para ele quando sair.
Caso contrário, é provável que incomode toda a vizinhança durante a sua ausência.
No que diz respeito à comida, o Beagle come tudo o que estivesse ao seu alcance. Se você mora com um cachorro desta raça, logo aprenderá a não deixar nada comestível ou não que ele possa alcançar.
O Beagle e as crianças
O Beagle é uma raça que se dá muito bem com as crianças: com a devida atenção e cuidados e controle constante, é possível ver crianças e Beagles interagirem até se tornarem amigos inseparáveis.
Porém, para que não tenha nenhum problema é sempre importante instruir as crianças sobre como devem interagir e respeitar os cães.
E com qualquer cachorro é sempre importante que tenha um adulto supervisionando.
Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão
Quantos anos vive um Beagle
Os beagles são normalmente cães que gozam de um bom estado geral de saúde, a sua expectativa de vida é de 13 a 16 anos.
Alimentação do cachorro Beagle
Lembre-se sempre de manter a nutrição e a dieta do Beagle sob controle, caso contrário você terá que lidar com um cão com sobrepeso ou obeso, com todos os problemas decorrentes.
Dada sua tendência a comer muito, exercícios constantes e intensos podem ajudá-lo a não engordar muito.
Cuidados e manutenção do Beagle
O cuidado e a manutenção do Beagle são bastante simples: o pelo deve ser escovado uma ou duas vezes por semana para evitar que cubra o pisos e objetos da casa com pelos.
O Beagle não tem períodos específicos para a mudar de pelos: normalmente perde pouco mas durante todo o ano, por isso basta lavá-lo com um banho completo 3 ou 4 vezes ao ano.
É sempre bom manter seus ouvidos limpos, com uma solução recomendada pelo veterinário de acordo com as necessidades específicas.
Evite usar cotonetes, que podem empurrar a sujeira para o fundo.
As unhas devem ser aparadas regularmente a cada duas ou três semanas: quando você ouvir o som delas no chão, é hora de apará-las.
Altura do Beagle
- Altura mínima na cernelha: 33 cm
- E máxima: 40 cm
Tem um cachorro Beagle? Compartilha com os leitores as suas experiências, vamos adorar. É só postar nos comentários.