O Labrador Retriever é um dos cães mais conhecidos e amados em todo o mundo pela sua beleza, inteligência e capacidade de se adaptar a uma variedade de situações.
Além de ser famoso por ser o protagonista de diversas campanhas publicitárias em todos os meios de comunicação.
O Labrador é uma raça que precisa de muito exercício para se manter em forma tanto física quanto mental.
História da Raça Labrador
A origem do Labrador não é muito clara. No entanto, existem algumas versões que são mais condizentes do que outras.
As origens geográficas seriam nas ilhas canadenses, em particular em Newfoundland, que é uma ilha que dá nome à raça que junto com o cão St. John que contribuiu para a seleção do Labrador Retriever.
Os primeiros exemplares saíram dessas ilhas norte-americanas, que outrora chegaram com barcos de pesca à Inglaterra, onde a disseminação e a seleção começaram por volta de 1700.
As características como a flexibilidade e inteligência deste cão, aliadas ao seu excelente olfato e à facilidade com que sabe nadar, fizeram com que profissionais nas mais diversas áreas o criassem para o trabalho.
Alguns o usavam para recuperar as redes no mar, outros para caçar, como acompanhante nas atividades de coletar lenha ou de artesanato.
Esta raça começou a se espalhar rapidamente e a ser usada também em outras atividades, como esportes ou na busca por coisas e pessoas perdidas.
Algumas leis para a contenção do número de cães em Newfoundland quase levaram a sua extinção no local de origem, no Canadá.
A raça foi reconhecida pela primeira vez em 1903, pelo Kennel Club da Inglaterra.
Hoje o Labrador Retriever é um cão de estimação muito querido, que enche diversas casas e famílias de alegria.
Mas ainda mantém a sua propensão para uso em diversas situações e contextos, desde operações antidrogas e antiterrorismo até cão-guia.
Sem esquecer os muitos labradores salva-vidas e usados para caça.
Comportamento e personalidade do Labrador
A personalidade calma e alegre, a propensão ao contato e a falta de agressividade com as pessoas e outros animais são características que são atribuídas ao Labrador Retriever.
Cada cão tem seus próprios traços de personalidade, então podemos ter Labradores mais tímidos, outros brincalhões…
O Labrador é um cão cheio de energia e curiosidade, dotado de uma inteligência e empatia únicas.
Por isso está frequentemente envolvido em atividades como a Pet Terapia ou sendo treinado para se tornar um cão-guia.
Nos primeiros anos de vida desta raça, eles se destacam pela hiperatividade dos filhotes, o que pode exigir um esforço considerável para ser manejado.
Tanto no que diz respeito aos filhotes como também aos adultos, é importante fazer longas caminhadas com eles todos os dias para que possa correr e descarregar as suas energias.
Caso contrário o cão deve apresentar sinais de stress e consequentemente comportamentos destrutivos.
Ter um jardim ou parque com uma área especial para brincar com o cão vai facilitar a vida de quem decidir adotar um Labrador.
Sempre que possível, leve-o para dar um mergulho no mar ou na piscina, isso vai o deixar muito feliz, esta raça adora nadar.
Adestramento do Labrador
Labradores são cães com grande facilidade para serem treinados e capazes de aprender uma grande variedade de coisas em um tempo curto.
No entanto, isso não significa que se você adotar um Labrador, você magicamente terá um cão treinado e obediente pelo simples fato de pertencer a esta raça, eles podem ser muito teimosos.
É importante dedicar tempo e ter consistência, começando a treiná-lo desde filhote.
Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre
O Labrador em casa
Se o Labrador tiver a oportunidade de gastar suas energias fora de casa todos os dias, então em casa ele será um cão quase perfeito.
Porém, se em vez disso ele ficar preso o dia todo em casa, fazendo caminhadas curtas e que não o satisfaça, ele pode se tornar muito agitado e virar tudo de cabeça para baixo.
Normalmente eles adoram mascar objetos dos mais diversos tipos, então é importante ficar atento a este comportamento, procurando corrigi-lo e evitando obviamente manter ao seu alcance objetos e substâncias que possam ser prejudiciais.
O Labrador e as crianças
Labradores e crianças podem construir uma relação muito especial, ele é um cão indicado para famílias com crianças, mesmo as mais pequenas, desde que sempre ensine coisas importantes que as crianças precisam saber sobre os cães.
A sua personalidade protetora e paciente faz do Labrador uma excelente babá (embora seja bom nunca deixar crianças e cães sem a supervisão de um adulto).
Como todos os cães, os Labrador Retrievers não têm uma noção do seu tamanho e peso, portanto a interação com crianças mais novas deve ser supervisionada com mais atenção, pois o cão brincando com a criança pode, sem querer, machucá-la.
Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão
Alimentação do Labrador
Os labradores geralmente tendem a ganhar peso com facilidade, embora eles não tenham necessidades dietéticas específicas, é importante ter cuidado com seu peso.
O excesso de peso pode causar diversos danos aos ossos e articulações, além de fazer com que o coração trabalhe com mais força.
A atividade física abundante deve estar sempre associada a uma alimentação balanceada e não excessiva, tanto para o cão se manter em forma como pelos motivos expostos acima.
Cuidados e manutenção dos Labradores
O cuidado e a manutenção do Labrador não requerem muito esforço, mas sem dúvida requerem muita constância.
Para evitar que sua casa fique cheia de pêlos, que os labradores soltam em grandes quantidades, é bom escová-los algumas vezes por semana.
Se o cão tiver acesso ao mar, lagoa ou piscina, dificilmente pensará duas vezes antes de nadar.
Se o fizer com frequência, basta dar um banho com água limpa e passar um shampoo suave uma vez por mês.
No entanto, quando os cães desta raça se molham, é preciso ter cuidado e secar as orelhas, a umidade favorece problemas e infecções.
Padrões físicos do Labrador Retriever
Pêlo
O pêlo é curto e denso, sem ondulações ou franjas, razoavelmente áspero ao toque.
Cor
Totalmente preto, amarelo ou marrom (fígado-chocolate). O amarelo varia do creme claro ao avermelhado (cor de raposa). Pode ter uma pequena mancha branca no peito.
Altura
Altura ideal na cernelha:
- Machos: 56 – 57 cm
- Fêmeas: 54 – 56 cm
Eles pesam entre 25 a 35 kg e têm uma expectativa de vida entre 10 e 12 anos.
E então, você tem um Labrador? Conta para nós o que acha dele, você vai ajudar muito leitores.
Raças de cachorro que podem te interessar: