O Labrador Retriever é o cachorro ideal para você? Descubra agora


Cachorro Labrador Retriever

O Labrador Retriever é um dos cães mais conhecidos e amados em todo o mundo pela sua beleza, inteligência e capacidade de se adaptar a uma variedade de situações.

Além de ser famoso por ser o protagonista de diversas campanhas publicitárias em todos os meios de comunicação. 

O Labrador é uma raça que precisa de muito exercício para se manter em forma tanto física quanto mental.

História da Raça Labrador

A origem do Labrador não é muito clara. No entanto, existem algumas versões que são mais condizentes do que outras.

As origens geográficas seriam nas ilhas canadenses, em particular em Newfoundland, que é uma ilha que dá nome à raça que junto com o cão St. John que contribuiu para a seleção do Labrador Retriever.

Os primeiros exemplares saíram dessas ilhas norte-americanas, que outrora chegaram com barcos de pesca à Inglaterra, onde a disseminação e a seleção começaram por volta de 1700.

As características como a flexibilidade e inteligência deste cão, aliadas ao seu excelente olfato e à facilidade com que sabe nadar, fizeram com que profissionais nas mais diversas áreas o criassem para o trabalho. 

Alguns o usavam para recuperar as redes no mar, outros para caçar, como acompanhante nas atividades de coletar lenha ou de artesanato.

Esta raça começou a se espalhar rapidamente e a ser usada também em outras atividades, como esportes ou na busca por coisas e pessoas perdidas.

Algumas leis para a contenção do número de cães em Newfoundland quase levaram a sua extinção no local de origem, no Canadá.  

A raça foi reconhecida pela primeira vez em 1903, pelo Kennel Club da Inglaterra.

Hoje o Labrador Retriever é um cão de estimação muito querido, que enche diversas casas e famílias de alegria. 

Mas ainda mantém a sua propensão para uso em diversas situações e contextos, desde operações antidrogas e antiterrorismo até cão-guia.

Sem esquecer os muitos labradores salva-vidas e usados para caça.

Comportamento e personalidade do Labrador

Personalidade e características do Labrador Retriever

A personalidade calma e alegre, a propensão ao contato e a falta de agressividade com as pessoas e outros animais são características que são atribuídas ao Labrador Retriever. 

Cada cão tem seus próprios traços de personalidade, então podemos ter Labradores mais tímidos, outros brincalhões…

O Labrador é um cão cheio de energia e curiosidade, dotado de uma inteligência e empatia únicas.

Por isso está frequentemente envolvido em atividades como a Pet Terapia ou sendo treinado para se tornar um cão-guia.

Nos primeiros anos de vida desta raça, eles se destacam pela hiperatividade dos filhotes, o que pode exigir um esforço considerável para ser manejado.

Tanto no que diz respeito aos filhotes como também aos adultos, é importante fazer longas caminhadas com eles todos os dias para que possa correr e descarregar as suas energias.

Caso contrário o cão deve apresentar sinais de stress e consequentemente comportamentos destrutivos.

Ter um jardim ou parque com uma área especial para brincar com o cão vai facilitar a vida de quem decidir adotar um Labrador. 

Sempre que possível, leve-o para dar um mergulho no mar ou na piscina, isso vai o deixar muito feliz, esta raça adora nadar.

Adestramento do Labrador

Labradores são cães com grande facilidade para serem treinados e capazes de aprender uma grande variedade de coisas em um tempo curto.

No entanto, isso não significa que se você adotar um Labrador, você magicamente terá um cão treinado e obediente pelo simples fato de pertencer a esta raça, eles podem ser muito teimosos. 

É importante dedicar tempo e ter consistência, começando a treiná-lo desde filhote.

Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre

O Labrador em casa

Se o Labrador tiver a oportunidade de gastar suas energias fora de casa todos os dias, então em casa ele será um cão quase perfeito.

Porém, se em vez disso ele ficar preso o dia todo em casa, fazendo caminhadas curtas e que não o satisfaça, ele pode se tornar muito agitado e virar tudo de cabeça para baixo.

Normalmente eles adoram mascar objetos dos mais diversos tipos, então é importante ficar atento a este comportamento, procurando corrigi-lo e evitando obviamente manter ao seu alcance objetos e substâncias que possam ser prejudiciais.

O Labrador e as crianças

Labradores e crianças podem construir uma relação muito especial, ele é um cão indicado para famílias com crianças, mesmo as mais pequenas, desde que sempre ensine coisas importantes que as crianças precisam saber sobre os cães.

A sua personalidade protetora e paciente faz do Labrador uma excelente babá (embora seja bom nunca deixar crianças e cães sem a supervisão de um adulto).

Como todos os cães, os Labrador Retrievers não têm uma noção do seu tamanho e peso, portanto a interação com crianças mais novas deve ser supervisionada com mais atenção, pois o cão brincando com a criança pode, sem querer, machucá-la.

Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão

Alimentação do Labrador

Os labradores geralmente tendem a ganhar peso com facilidade, embora eles não tenham necessidades dietéticas específicas, é importante ter cuidado com seu peso.

O excesso de peso pode causar diversos danos aos ossos e articulações, além de fazer com que o coração trabalhe com mais força.

A atividade física abundante deve estar sempre associada a uma alimentação balanceada e não excessiva, tanto para o cão se manter em forma como pelos motivos expostos acima.

Cuidados e manutenção dos Labradores

O cuidado e a manutenção do Labrador não requerem muito esforço, mas sem dúvida requerem muita constância. 

Para evitar que sua casa fique cheia de pêlos, que os labradores soltam em grandes quantidades, é bom escová-los algumas vezes por semana.

Se o cão tiver acesso ao mar, lagoa ou piscina, dificilmente pensará duas vezes antes de nadar. 

Se o fizer com frequência, basta dar um banho com água limpa e passar um shampoo suave uma vez por mês.

No entanto, quando os cães desta raça se molham, é preciso ter cuidado e secar as orelhas, a umidade favorece problemas e infecções.

Padrões físicos do Labrador Retriever 

Pêlo

O pêlo é curto e denso, sem ondulações ou franjas, razoavelmente áspero ao toque.

Cor

Totalmente preto, amarelo ou marrom (fígado-chocolate). O amarelo varia do creme claro ao avermelhado (cor de raposa). Pode ter uma pequena mancha branca no peito.

Altura

Altura ideal na cernelha:

  • Machos: 56 – 57 cm
  • Fêmeas: 54 – 56 cm

Eles pesam entre 25 a 35 kg e têm uma expectativa de vida entre 10 e 12 anos.

E então, você tem um Labrador? Conta para nós o que acha dele, você vai ajudar muito leitores.

Raças de cachorro que podem te interessar:

Husky Siberiano

Boiadeira Australiano

Akita Inu

5/5 - (1 vote)