O Boiadeiro Australiano é o cão ideal para você? Veja antes de ter um


cão boiadeiro australiano na cor blue heeler

O Boiadeiro Australiano é uma raça de origem australiana que, em função do seu tipo de pêlo, também pode ser chamado de cão Blue Heeler ou Red Heeler.

Ele tem uma grande capacidade para ser adestrado além de, por ser um cão pastor, precisa de muito exercício.

O Boiadeiro Australiano é um excelente cão, mas não é recomendado para qualquer pessoa.

Por ter uma grande grande necessidade de estímulo físico, mental e adestramento, é mais adequado para pessoas que já tenham experiência com cães e sejam muito ativas.

História do cão Blue Heeler

Os colonizadores europeus que emigraram para a Austrália no final do século 18 e no início do século 19 precisavam de cães capazes de lidar com o gado em condições ambientais adversas. 

Infelizmente, os cães que eles levaram não suportaram o tempo quente e as condições adversas.

Por isso, em 1840, um homem chamado Hall decidiu cruzar alguns tipos de Collies com Dingo. O resultado foi o antecessor do atual Boiadeiro Australiano. 

Mais tarde, o Dálmata, o Bull Terrier e o Kelpie Australiano foram incluídos nos cruzamentos.

Eventualmente, foi obtido um cão que era incansável, inteligente e corajoso, além de ser muito bom para lidar com os rebanhos nas condições mais extremas. 

O Boiadeiro Australiano não é um cão muito famoso atualmente, mas possui um bom número de fãs que compartilham suas vidas com ele, praticando esportes caninos ou usando-o como cão pastor.

Personalidade do Boiadeiro Australiano

Estes cães são caracterizados por serem muito leais, cheios de energia, trabalhadores, corajosos e incrivelmente inteligentes. 

Eles gostam especificamente de uma pessoa, por isso são chamados de “cães de dono só”. 

Eles são excelentes cães de guarda e podem ser muito ferozes quando têm que defender algo ou alguém que faz parte do seu “rebanho”. .

Seu temperamento é perfeito para ser um cão pastor, mais do que qualquer outra atividade.

As qualidades deste cão não passam despercebidas a quem teve o prazer de conviver com ele.

As suas grandes capacidades físicas e mentais são um verdadeiro desafio para qualquer proprietário, mesmo os mais experientes. 

Como comentamos anteriormente, o Boiadeiro Australiano não é um cão para qualquer pessoa, na verdade, sua inteligência e força física precisam de um dono ativo e cheio de energia que vá estimular seu cão. 

Por isso, não é recomendado a adoção deste cão para famílias sedentárias.

Adestramento do Boiadeiro Australiano

Esses cães são muito próximos de sua família, mas geralmente são reservados com estranhos, além de serem um pouco desajeitados com crianças. 

Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão

Portanto, é muito importante que eles sejam socializados quando filhote. Esta é a chave para ter um cão adulto sociável, feliz, estável e destemido.

Os Boiadeiros Australiano podem ter resultados excepcionais em alguns tipos de treinamento, mas também podem ser difíceis de educá-los comportamentalmente em casa, se você não souber o que está fazendo. 

O treinamento tradicional, usando repreensão e punição não são bons métodos com esses animais, pois castigá-los ou repreendê-los são as formas erradas de desenvolver o relacionamento com esses cães. 

Um método eficaz é usar reforço positivo e ser paciente. O uso do clicker, por exemplo, é altamente recomendado.

Devido às suas características de cão de trabalho, o Boiadeiro Australiano pode desenvolver problemas de comportamento se for castigado de forma violenta ou se não fizer exercícios físicos e mentais suficientes. 

Na maioria dos cães desta raça que são abandonados, a culpa é dos donos que não conseguiram entender as necessidades desses animais.

Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre

Cuidando do Boiadeiro Australiano

É uma das raças de cães que precisa de pouca atenção no que diz respeito ao pêlo. Escová-lo uma vez por semana já é o suficiente para manter o pêlo em boas condições. 

Não é necessário nem saudável dar banho com frequência, somente quando necessário. O tempo mínimo entre um banho e outro deve ser de um mês, caso contrário corre-se o risco de eliminar a camada protetora natural da pele.

O Boiadeiro Australiano precisa de muito exercício e de muita atenção.

Devemos lembrar que eles não são cachorros para ficarem sozinhos no jardim, embora gostem de ficar ao ar livre, precisam de companhia.

Se ele mora na cidade, precisará fazer pelo menos 3 caminhadas por dia, o que o ajudará a aliviar o estresse e a ansiedade.

Além disso, ele precisará ser capaz de correr livremente sem coleira pelo menos 10 minutos por dia.

Entre os esportes caninos que podem ajudá-lo a canalizar sua grande energia está o cão Agility.

Além de esportes e competições, há uma grande gama de exercícios caninos que você pode fazer junto com seu cão Blue Heeler ou Red Heeler.

Como mencionado anteriormente, o esporte em que mais se destacam é certamente aquele relacionado ao rebanho.

cão red heeler

Aparência física do Boiadeiro Australiano de cauda chata

O corpo deste cão é forte, musculoso e ágil além de ter uma grande resistência. 

A cabeça é grande, mas bem proporcional ao resto do corpo e as suas características revelam que este cão tem sangue Dingo. 

O nariz é preto. Os olhos são ovais, de tamanho médio e castanho escuro. Eles têm uma aparência viva e inteligente. As orelhas também são de tamanho médio, largas na base, musculosas e densas.

A cauda tem uma inserção moderadamente baixa. Quando o cão está em repouso, a cauda pende com uma ligeira curva, por isso é chamado de Boiadeiro Australiano de cauda chata. Quando o cão está ativo, entretanto, a cauda sobe consideravelmente.

Red Heeler e cão Blue Heeler

A pelagem do Boiadeiro Australiano é macia e tem uma pelagem dupla. A camada externa apresenta pêlos sólidos, duros e lisos. 

A camada interna é curta e espessa. A pelagem pode ser azul (com vários tons e manchas) ou vermelha malhada (pequenas manchas vermelhas distribuídas por todo o corpo). Daí a diferenciação entre cão Red Heeler e cão Blue Heeler.

Estes cães são de tamanho médio e a altura na cernelha dos machos varia entre 46 e 51 cm. Na fêmea varia entre 43 e 48 cm. 

O peso é geralmente entre 15 a 20 kg, dependendo do tamanho do cão.

A sua expectativa de vida é de 13 a 15 anos.

E então, você já teve ou tem um Boiadeiro Australiano (cão Blue Heeler ou Red Heeler) conta para nós nos comentários como ele é.


Raças de cachorro que pode te interessar:



5/5 - (1 vote)