O Pastor Alemão é uma das raças de cães mais populares da América e por boas razões.
Eles são cães muito inteligentes e leais, além de serem incrivelmente versáteis.
História da Raça Pastor Alemão
Como é fácil deduzir pelo próprio nome, o Pastor Alemão é originário da Alemanha, país onde a raça foi selecionada no final do século XIX.
Max Von Stephanitz é considerado o pai da raça, o criador e oficial alemão foi, de fato, quem mais contribuiu ativamente para a seleção do primeiro Pastor Alemão.
O objetivo da seleção que deu origem ao nascimento desta raça era obter um cão apto para utilização em operações militares e policiais, até hoje é a raça mais utilizada para esse mesmo fim.
Filmes como As Aventuras de Rin Tin Tin e séries como Comissário Rex ajudaram muito a popularizar esta raça, que hoje é uma das mais amadas em todo o mundo.
Comportamento e personalidade do Pastor Alemão
Não é por acaso que esta raça é famosa por ser uma grande aliada da polícia, dotada de força e determinação, o Pastor Alemão é um cão que pode ser facilmente treinado.
Muito fiel e confiante, ele consegue manter tudo sob controle, defendendo seu território.
O temperamento equilibrado e a grande capacidade de adaptação a qualquer situação o torna um dos cães preferidos, mesmo por famílias com crianças.
Na verdade, ele é um cão brincalhão e sociável, que adora construir uma relação de confiança com o seu dono.
É muito raro o Pastor Alemão ser intimidado por pessoas e situações, eles são muito inteligentes e basicamente não são um cão agressivo ou impulsivo e responde bem aos comandos de seu dono, mesmo em situações estressantes.
Além disso, sua personalidade obediente e grande respeito pela função atribuída, conferiram a ele vários papéis importantes.
Hoje ele é usado como cão-guia para pessoas com deficiência, cão de resgate, catástrofe e busca de superfície.
Treinamento do Pastor Alemão
O Pastor Alemão é um cão extremamente inteligente que necessita de ser estimulado continuamente, tanto do ponto de vista mental como de atividade física.
O treinamento adequado torna esta raça uma das mais confiáveis e leais de todas.
Desde filhote deve ser treinado, com particular atenção à socialização e obediência.
Apesar de famoso por sua inteligência e lealdade com o “rebanho” de sua família, o treinamento é necessário para o manejo adequado do animal.
Como adestrar cão adulto? Veja esses 8 segredos essenciais
Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre
O Pastor Alemão em casa
Muitos escolhem o Pastor Alemão como cão de guarda e proteção devido ao seu tamanho, porte e seu conhecido instinto protetor.
Esta raça é muito protetora tanto com o dono como também com a casa, quando algum estranho, para o cão, ir a sua casa é sempre bom fazer o cão entender que eles não representam um perigo.
Se não for devidamente treinado e socializado o Pastor Alemão pode assumir atitudes agressivas, e acima de tudo, pode latir incessantemente para todos que passarem pela rua ou até mesmo por ruídos imperceptíveis para você.
Quem opta pela adoção de um Pastor Alemão deve estar ciente que ele precisa de espaço, tempo para brincar, e principalmente treinamento e socialização adequada, para não se tornar um cão agressivo e destrutivo.
O Pastor Alemão e as crianças
O Pastor Alemão é um cão de grande porte que mantém intactos muitos de seus instintos desenvolvidos na sua seleção como cão de trabalho.
A interação com as crianças nem sempre é aconselhável.
Se o cão foi devidamente socializado e treinado, não deve haver problemas, mas é importante que explique às crianças quais são os limites, o que não se deve fazer a um cão e como interpretar os seus sinais.
Normalmente o Pastor Alemão é muito afetuoso e protetor com as crianças, porém elas devem entender o limite do que podem fazer com o animal e ter sempre a supervisão de um adulto.
Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão
Alimentação do Pastor Alemão
Preferencialmente, as refeições devem ser moduladas de acordo com a idade e o seu cão.
Com a quantidade certa de exercícios, o Pastor Alemão não tem maiores problemas para se manter em boa forma.
Cuidados e manutenção do Pastor Alemão
O Pastor Alemão muda muito o pêlo. Na primavera e no outono, a troca é mais consistente e precisa ser escovado com frequência, mesmo diariamente.
Em outras épocas do ano, algumas vezes por semana já são suficientes.
Padrões físicos do Pastor Alemão
Cor
- Preto com marrons, manchas marrom-avermelhadas e amarelo a cinza claro.
- Preto e cinza lisos, com tons de cinza mais escuros.
Uma pequena mancha branca imperceptível no peito, bem como as partes internas muito claras dos flancos.
Altura :
- Machos: na cernelha 60 – 65 cm
- Fêmeas: na cernelha 55 – 60 cm
Peso:
- Machos: de 30 a 40 Kg
- Fêmeas: de 22 a 32 Kg
Normalmente essa raça tem uma expectativa de vida entre 9 a 13 anos.