O gigante Dogue Alemão é o cão ideal para você? Descubra


Cachorro Dogue Alemão

O Dogue Alemão é um cão sociável e inteligente de grande porte. Normalmente esta raça é protetora e extremamente próxima de sua família.

Originalmente eram usados como cães-guerreiros e posteriormente passou a ser usado ​​na caça de javalis, hoje os grandões são fiéis animais de companhia em todo o mundo. 

História da raça Dogue Alemão

O Dogue Alemão é um cão de origem alemã, embora em muitas partes do mundo seja chamado de Cão Dinamarquês.

O erro provavelmente decorre do fato de a raça, desde o seu nascimento, ser muito apreciada na Dinamarca, onde caiu no gosto popular e se espalhou por todo o país.

Devido à presença massiva, o naturalista francês George Buffon o identificou com o nome Grand Danois, que significa grande dinamarquês, traindo a origem alemã da raça.

Os Alans eram um povo que se presume ter trazido os primeiros ancestrais deste cão antes da Idade Média. Era um cão soldado, que acompanhava exércitos na guerra.

Mais tarde, foi usado para a caça, em particular para a caça de javalis na Alemanha.

Foi na Alemanha que a raça foi selecionada, cruzando os primeiros exemplares com indivíduos presumivelmente da raça Galgo Inglês, para que herdassem a resistência necessária para cansar os javalis. 

Na verdade, o tipo de caça instituído envolvia longas perseguições, a ponto de exaurir a presa.

Entre 1878 e 1888, a raça foi formalmente reconhecida na Alemanha e os primeiros clubes foram criados na mesma época. 

Comportamento e personalidade do Dogue Alemão

personalidade do Dogue Alemão

O Dogue Alemão é frequentemente descrito como um gigante gentil, mas nunca devemos esquecer que é um cão extremamente leal e protetor com sua família.

Esta raça consegue demonstrar um apego quase mórbido às pessoas que ama, independentemente do seu tamanho imponente, se depender dele vive literalmente perto do seu dono.

Pode ser muito carinhoso e sociável com as pessoas, adora companhia e se diverte com as pessoas próximas, sem perder a oportunidade de mostrar sua inteligência.

Dogues são cães muito quietos que respondem bem à vida doméstica.

Eles sofrem se deixados sozinhos, ainda mais do que outras raças (mesmo que nenhum cão deva ser deixado sozinho por muito tempo) muitos pensam que é um bom “cão de guarda ou de jardim”, mas não é o caso.

Adestramento do Dogue Alemão

O manejo de um Dogue Alemão não é muito simples, principalmente se o cão não for treinado desde filhote, porque é um verdadeiro desastre em casa. 

É importante que desde cedo aprenda a obedecer aos comandos do dono e conviver com os seres humanos, outros cães e animais, assim quando crescer não terá grandes problemas.

Como adestrar cão adulto? Veja esses 8 segredos essenciais

Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre

O Dogue Alemão na Casa

Obviamente, não é possível pensar em trazer um Dogue Alemão para dentro de sua casa sem primeiro avaliar cuidadosamente seu tamanho. 

Lembre-se sempre que quando adulto ele pesará quase tanto quanto uma pessoa e é realmente muito grande.

Alguns de seus móveis vão precisar serem reforçados e é bom evitar que qualquer objeto que possa quebrar fique na altura da sua cauda, ​​caso contrário, uma hora irá para o chão.

Se você tem jardim, não adote um Dogue Alemão com a intenção de deixá-lo sempre do lado de fora, pelo apego ao dono, ele precisará do contato constante com a família.

O Dogue Alemão e as crianças

O Dogue Alemão é capaz de desenvolver uma relação muito especial com as crianças, se houver crianças pequenas em casa, esteja preparado para ver uma aliança única entre os dois.

O tamanho dos cães desta raça, no entanto, exige controle e indicações precisas para as crianças.

Um simples movimento do rabo pode ser muito doloroso para uma criança, que também pode ser esmagada pelo considerável peso do animal.

Regras precisas para todos e máxima atenção são as palavras-chave para manter a calma.

Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão

Alimentando o Dogue Alemão

O Dogue Alemão não têm necessidades dietéticas específicas, uma dieta equilibrada e exercícios corretos garantirão o desenvolvimento ideal do animal.

Como vimos anteriormente, nos primeiros meses de vida e na fase de desenvolvimento, a atividade física não deve ser excessiva.

Isso significa que a quantidade de alimento deve ser proporcional, para evitar que o cão engorde muito.

Quando adulto é importante mantê-lo em forma, a obesidade canina traz inevitavelmente uma carga ainda maior para os ossos e articulações, causando potenciais problemas.

Existe diferentes tipos de rações específicas para o Dogue Alemão, mas de acordo com os veterinários, pode-se optar por uma dieta caseira com segurança, sempre com orientação do seu veterinário.

Cuidados e manutenção do Dogue Alemão

Esta raça requer um manejo constante.

O pelo curto e macio cai com muita frequência, por isso todas as semanas deve ser escovada, mesmo que apenas por alguns minutos, para evitar que a casa fique cheia de pelos.

A mudança de pelo ocorre na Primavera e no Outono, por isso você deve  intensificar os cuidados e a quantidade de escovações semanais.

O banho também pode ser feito somente quando o cachorro se sujar, ou mensalmente, com um xampu suave que não agride seu belo pelo.

Tome cuidado para secar as orelhas sempre que molharem, para evitar desconforto e infecções.

Padrões físicos de Dogue Alemão 

Pele

A pelagem do Dogue Alemão é muito curta e densa, lisa, brilhante e rente ao corpo. Nunca fosco ou com a presença de subpêlo.

Cor

O Dogue Alemão é encontrado em três cores distintas: fulvo e tigrado, preto e arlequim, azul.

Detalhes

  • Machos: tamanho mínimo de 80 cm, não deve ultrapassar 90 cm.
  • Fêmea: tamanho mínimo de 72 cm, não deve ultrapassar 84 cm.

Eles pesam entre 45 a 90 kg e têm uma expectativa de vida entre 8 a 10 anos.