O cachorro Pointer Inglês é ideal para você? Veja ANTES de ter um


cachorro Pointer Inglês

O cachorro Pointer Inglês é um cão extremamente ativo que precisa descarregar sua energia com longas corridas e caminhadas.

É um cão resistente, inteligente e sociável com a caça no seu DNA. 

História do cachorro Pointer Inglês

A origem do Pointer, ou a parte final da seleção da raça, pode ser encontrada em seu nome, Pointer Inglês. 

A raça tem uma forte relação com a Inglaterra, mas a Espanha também teve um papel fundamental na seleção. 

Além dos espanhóis, os italianos, franceses e portugueses também reivindicam uma contribuição para a definição dessa raça.

De acordo com reconstruções mais confiáveis, o Pointer teve origem a partir do espanhol Bracco, um cão acostumado a caçar antes mesmo da invenção das armas de fogo, para esse fim. 

Os primeiros cães que deram origem à raça Pointer Inglês, foram importados nos primeiros vinte anos da década de 1700.

Quando se iniciou a seleção que deu origem à raça atual, que durou cerca de um século e que envolveu muitas raças no processo de estabilização.

Hoje, o cachorro Pointer Inglês é reconhecido como um cão elegante com excelente faro.

Ele ainda é utilizado em atividades de caça, mas também para trabalho, como encontrar pessoas, drogas, dinheiro e explosivos.

Durante a sua seleção foram feitos esforços também no que diz respeito a sua personalidade, os primeiros exemplares desta raça eram muito bravos e agressivos, enquanto hoje, o Pointer é um cão calmo e sociável.

Comportamento e personalidade Pointer Inglês

personalidade do cachorro Pointer Inglês

O cachorro Pointer Inglês definitivamente não é um cão para todas as pessoas.

Sua exuberância e hiperatividade fazem com que seja um cão indicado para quem adora longas caminhadas fora da cidade e para quem tem energia de sobra, já que é uma raça que tem muita energia para gastar.

Com sua família, ele pode ser muito brincalhão e afetuoso, já com estranhos ele é bastante reservado.

O Pointer Inglês tem suas habilidades para a caça e como farejador, mas mesmo que não tenha nenhuma dessas funções, mesmo assim ainda manterá seu instinto e curiosidade.

Qualquer coisa que se mova por perto atrai o seu interesse e, se for um pássaro ou qualquer outro animal, então… que comece a caça!

Adestramento do Pointer Inglês

No treinamento desta raça, é necessário ter muita paciência e perseverança, já que muitas vezes são teimosos, mas são dotados de uma inteligência muito grande e com o empenho necessário você obterá ótimos resultados.

A estratégia de reforço positivo, elogios e biscoitos, vão ajudá-lo a ser ouvido e tornará o treinamento mais rápido e eficaz. 

Mas tome cuidado para não exagerar nas guloseimas, caso contrário o Pointer começará a pensar apenas nisso e a obedecer apenas para ganhar recompensa.

Como acontece com todas as raças, é importante começar a treiná-lo desde de filhote, já aos dois ou três meses ele é perfeitamente capaz de aprender e responder aos comandos do dono.

O Pointer Inglês em casa

Se você pode garantir espaço e atividades físicas capaz de cansar o seu Pointer e ao mesmo tempo poder treiná-lo com ou sem a ajuda de um profissional, então não terá grandes problemas no manejo deste lindo cão.

Se, por outro lado, você o obriga a ficar em casa por longos períodos e não sabe como educá-lo, prepare-se para um pesadelo.

Resumindo, o Pointer Inglês precisa descarregar sua energia para serem cães equilibrados. Isso se aplica a todos os cães, mas eles têm mais energia do que a média.

O Pointer Inglês e as crianças

Dada a característica de ser incansável, esta raça se adapta muito bem à convivência com crianças, principalmente se você tiver um jardim seguro onde elas possam brincar juntos, sempre sob supervisão de um adulto.

Pointer Inglês e as crianças brincam e criam um vínculo profundo que dura a vida toda. 

Eles também são muito protetores e vigilantes, sempre verificando se não há perigos por perto.

Alimentação do Pointer Inglês

Sendo um cão-atleta, pelas suas necessidades de estar em movimento, até as necessidades relacionadas à alimentação são de atleta.

Quanto mais se movimentar, mais será necessário garantir uma dieta rica em vitaminas e proteínas.

A dieta do Pointer deve ser baseada em carne magra.

Nos períodos em que o cão se exercita menos, por exemplo devido ao mau tempo, é necessário equilibrar a sua alimentação, tornando a dieta leve para evitar o acúmulo de gordura que sobrecarrega o coração, ossos e articulações.

Cuidados e manutenção Pointer Inglês

Os pelos do Pointer devem ser escovados pelo menos uma vez por semana, para eliminar os pelos soltos e evitar que sujem a casa.

É recomendado que ele tome banho uma ou duas vezes no mês.

Caso ele se sujar com frequência durante os exercícios, passar um pano macio depois de escová-lo vai deixá-lo limpo e com o pelo brilhante. 

Padrões físico do Pointer Inglês

Pelo

A pelagem do cachorro Pointer Inglês é fina, curta, dura e bem distribuída, perfeitamente lisa e brilhante.

Cor

As cores normais são:

  • Ele pode ser branco e limão
  • Ou branco e laranja
  • branco e fígado
  • Preto e branco

Físico

A altura do Pointer Inglês pode variar de 61 a 69 cm e o seu peso varia de 18 a 34 kg.

Já a expectativa de vida do Pointer é de 12 a 17 anos.

E então, o que achou desse super caçador? Conta para nós nos comentários.

Raças de cachorros que podem te interessar:

5/5 - (1 vote)