3 perguntas para se fazer antes de ter um cachorro, veja


É o momento para ter um cachorro?

Quer ter um cachorro? Deve ser bonito, grande ou pequeno?

Esses são os principais fatores que influenciam a adoção de um cão.

Na realidade, o que deve ser considerado é se o cachorro escolhido é adequado para o seu estilo de vida, compromissos e filhos.

O vínculo que se estabelece entre uma criança e seu cachorro é muito forte e importante. Crescer com um animal de estimação pode ser uma experiência enriquecedora e ao mesmo tempo desafiadora.

Mas um importante a se ressaltar é não considerar o cachorro uma “babá” para as crianças.

Frequentemente há casos de mordidas de cães em crianças e muitas vezes a culpa é atribuída ao “cão agressivo”.

Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão

Na verdade, a maioria dos episódios de mordidas são previsíveis e poderiam ser evitados.

Ao definir qual raça de cachorro escolher, muitas vezes se escolhe apenas pelo aspecto estético, sem considerar as características e personalidade típicas de uma determinada raça (ou tipo de cão).

Quando se tem filhos, a escolha deve ser feita ainda mais conscientemente.

O cão é um animal com certas necessidades que devem ser respeitadas para garantir que o nosso amigo tenha um bem-estar completo.

Amar um cão não consiste apenas em dar comida e abrigo: o cão é um animal social e como tal necessita de conviver com o seu grupo, constituído pelos donos e sair para socializar com outros cães e pessoas.

Adotar um cachorro e sempre deixá-lo no jardim não faz sentido.

Um cão que vive num apartamento de 50 m2 com os seus donos e é levado para passear várias vezes ao dia, ficará muito mais feliz do que um cão que está sempre sozinho num jardim de 500 m2.

Um cachorro é uma companhia maravilhosa, mas também é um compromisso em termos de tempo e dinheiro.

Ele deve ser levado para passeios regulares e não só para gastar sua energia, mas também para explorar, cheirar, brincar e se exercitar.

Você tem que interagir e dedicar a ele diferentes momentos do dia. Além disso, para garantir uma boa saúde física, ele deve ser levado ao veterinário para consultas de rotina e vacinação.

Escolhendo um cachorro para adotar

3 perguntas para avaliar antes de ter um cachorro

Você tem tempo suficiente para um cachorro?

Em primeiro lugar, você deve analisar se o cão será um compromisso compatível com aqueles que você já tem no trabalho, na casa e principalmente com os filhos.

Pode parecer argumentos desanimadores, mas é importante ressaltar a responsabilidade que envolve adotar um ser vivo em casa com necessidades específicas que precisam de atenção.

Filhote ou um cachorro adulto?

Uma vez que você está ciente que um cão na sua vida é compatível com seus compromissos, é necessário avaliar se é melhor adotar um filhote ou um cão já adulto.

É importante ter tempo para treinar o filhote e dar noções básicas de socialização, para que ele tenha uma convivência pacífica com outras pessoas e animais.

Além disso, um filhote tem mais energia do que um adulto.

Qual é o melhor tamanho de cachorro para mim?

Na hora de escolher um cachorro é importante você deve considerar também o tamanho.

Um cão de grande porte pode, por exemplo, causar problemas com o espaço que você tem disponível na sua casa ou apartamento.

Além de muitos hotéis só aceitarem cães de pequeno porte e, de avião, só podem viajar dentro do transportador com um certo peso.

Enquanto os cães de médio e grande porte são colocados no porão.

Além disso, os custos de manutenção (comida, medicamentos, etc.) também variam muito entre um cão grande e um cão pequeno.

Embora se tenha a crença de que cães grandes precisam de mais exercícios, isso não retrata a realidade, porque o tamanho não é o fator determinante para quanto de atividade física um cachorro precisa.

Por exemplo, raças como Terra Nova e Dogue Alemão passam a maior parte do dia deitados para descansar, enquanto os pequenos Jack Russels ficam sempre ativos e são incansáveis.

E então, essas informações te ajudou a avaliar se você deve ter um cachorro? Conta para nós nos comentários.

Pode te interessar:

5 dicas para escolher o nome para cachorro perfeito

Veja como cuidar de filhote de cachorro do jeito certo

5/5 - (1 vote)