É normal filhote de cachorro dormir muito, descubra agora.


é normal filhote de cachorro dormir muito? dois filhotes dormindo

Será que é normal filhote de cachorro dormir muito?

O número de horas que um cão dorme por dia depende de fatores como idade, saúde, fotoperíodo (luz e temperatura), nível de estresse, ritmo de atividade e estilo de vida do dono.

No entanto, os padrões de sono dos cães não são fixos, mas mudam desde o nascimento até a maturidade sexual, de acordo com as necessidades do corpo. 

Neste artigo, contaremos por quanto tempo os filhotes dormem até a idade adulta e como promover um descanso adequado e saudável .

Como funciona o sono nos cães

Os cães têm um sono polifásico, ou seja, não é ininterrupto, mas alternam períodos de descanso com períodos de atividade ao longo do dia. 

Em geral, o sono de um cão começa com uma primeira fase chamada SWS (Slow Wave Sleep ou sono não REM), que é intercalada com pequenas fases do sono profundo (REM, Rapid Eyes Movement). 

Durante essas fases de sono profundo, cães, adultos e filhotes têm grande atividade cerebral e sonham.

É por isso que podemos observar movimentos rápidos dos olhos e também tremores do corpo (respiração irregular, movimentos involuntários das patas, músculos da face, olhos e cauda, ​​vocalizações como gemidos, até latidos).

Assim, um cão adulto passa cerca de 50% do dia dormindo, ou seja, cerca de 12 horas, e apenas uma pequena parte desse tempo (cerca de 10-12% do sono total) corresponde à fase REM.

Por quanto tempo os filhotes de cachorro dormem?

Como todos sabemos, os filhotes recém-nascidos passam o tempo todo dormindo ou mamando, mas você ainda pode se perguntar por quanto tempo eles dormem.

Você precisa saber que os cães pequenos precisam dormir muito mais do que os cães adultos.

Na verdade, até cerca de três meses, eles podem dormir entre 18 a 20 horas por dia, ou seja, quase 90% do tempo. 

O padrão de sono dos filhotes desde o nascimento até o final da segunda semana de vida é apenas REM ou profundo. Por causa disso, os filhotes vão diretamente de acordado para o sono profundo. 

A partir das três semanas de idade, começam a aparecer momentos de sono de ondas lentas, assim, aumentam progressivamente à medida que diminui a fase do sono profundo.

O filhote vai passar cada vez mais tempo acordado, como um cão adulto.

quantas horas um filhote de cachorro dorme a noite? cachorro dormindo com urso de pelúcia

O que acontece quando os filhotes estão dormindo?

O descanso adequado é essencial em todas as fases da vida de um cão.

Mas é especialmente importante para os filhotes, pois alguns dos processos biológicos essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento ocorrem durante o sono, tais como:

  • A regulação da homeostase interna e a restauração de energia.
  • A melhoria das habilidades de aprendizagem e memória, fixando as experiências feitas durante o dia.
  • A função termorreguladora.
  • Melhoria do sistema imunológico.
  • Além disso, durante o sono, o hormônio do crescimento (somatotropina) é secretado, o que é essencial para o desenvolvimento dos filhotes.

Se um filhote não dorme bem ou de forma insuficiente, pode apresentar alterações de aprendizagem e memória, distúrbios de crescimento e fraqueza imunológica, entre outras coisas, que acabam causando doenças orgânicas e comportamentais no cão adulto .

Mantenha seu filhote em um espaço confortável

Agora que você sabe por quanto tempo os filhotes dormem, não se esqueça de que também precisamos ter certeza de que é um sono reparador e de qualidade:

  • A primeira coisa a ter em mente é que devemos respeitar seu descanso, mesmo que seja difícil, especialmente antes dos três meses.
  • A área de descanso deve ser em um local agradável e tranquilo da casa.
  • Use uma cama de cachorro adequada para o tamanho, confortável e quente e, se possível, perto de você.
  • A temperatura ambiente deve ser balanceada de acordo com a época do ano.
    Mas, se os filhotes têm apenas algumas semanas, é melhor providenciar um local aquecido porque sua capacidade de termorregulação é muito limitada.
  • A qualidade dos materiais e a facilidade de manter seu canil limpo também são dois fatores a serem considerados na hora de escolher o local onde irão descansar.

Além disso, para que o sono de um filhote seja ideal, todas as suas necessidades em termos de alimentação, higiene e saúde devem ser atendidas.

Agora que você já sabe que é normal filhote de cachorro dormir muito e descobriu como o processo do sono é essencial para o desenvolvimento físico e mental.

Se tiver alguma dúvida sobre como e quanto dorme um cachorro ou se notar alguma alteração durante as horas de sono.

Não hesite em consultar um veterinário ou um etologista para orientação adequada.

E então, ficou com alguma dúvida sobre quanto tempo o seu filho dorme?

Poste nos comentários.

Pode te interessar:

Veja como cuidar de filhote de cachorro do jeito certo

Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão

5 dicas para escolher o nome para cachorro perfeito

Cachorro é Considerado Filhote Até Que Idade?