Se você quer um amigo bonito e cheio de energia, então o pastor de Shetland certamente é o cão ideal para você adotar.
Além de muito carinhoso e apegado a família, ele será o seu companheiro ideal para as suas aventuras ao ar livre, ou até mesmo, para te ajudar no trabalho.
A origem do pastor de Shetland
É nas Ilhas Shetland que começa a história desta raça, por volta do século XIV.
Embora não se tenha certeza quais cães deram origem a raça atual, é provável que venham de uma mistura de cão nativo nórdico, como o cão islandês de pastoreio, e o Collie Escocês.
Personalidade do pastor de Shetland
O pastor de Shetland é um cachorro com uma obediência exemplar, além de ser muito receptivo a todos os comandos do seu dono.
Ele é sensível, leal e muito inteligente, o que não o impede de ter um forte instinto de pastor e até de perseguir carros se você não o mantiver na coleira.
Além disso, ele desenvolve uma forte proximidade com os membros de sua família, principalmente as crianças, com quem adora brincar.
Mas, é preciso orientá-las para que o respeitem, porque ele não gosta de ser empurrado, ter rabo e o pelo puxado…
Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão
Com estranhos, ele está longe de ser tão sociável, o que o torna um cachorro que late muito, principalmente se não for devidamente socializado.
A boa notícia, é que ele se enturma muito bem com outros animais.
Nível de energia do Sheltie
A raça de cachorro Shetland é uma das raças de cães de pequeno porte preferidas em competições caninas, como agilidade, flyball e pastoreio.
O Sheltie precisa de muita estimulação física e, por isso, não é muito indicado para pessoas sedentárias ou que não consigam satisfazer as suas necessidades de se exercitar.
Alguns cães até gostam de nadar, mas não são todos, tudo vai depender da personalidade do seu companheiro.
De qualquer forma, para a segurança dele, é sempre recomendado o uso de colete salva-vidas.
Adestramento do Shetland
O pastor de Shetland é um dos cães mais fáceis de se treinar, então certamente você não terá dificuldades neste assunto.
Como ele adora agradar ao dono, ele será super dedicado a aprender tudo que você quiser ensinar a ele.
Um ponto que você deve se atentar é a sua socialização, como ele é um cão mais desconfiado com estranhos, é importante que você o acostume com pessoas do mais variado estilo desde filhote.
Assim, quando ele estiver adulto, tornará situações do dia a dia mais fáceis.
Ele será ainda mais receptivo à convivência com outros animais se tiver convivido com outros cães e gatos desde filhote.
Além disso, é importante que você o exponha a situações que fazem parte do seu cotidiano, como lugares que você frequenta, sons, passeios de carro…
Assim, essas situações o deixarão menos nervoso quando chegar a idade adulta.
Como adestrar cão adulto? Veja esses 8 segredos essenciais
A manutenção e preparação do Shetland Sheepdog
Os filhotes jovens devem ser escovados pelo menos duas a três vezes por semana, aumentando para uma frequência semanal quando adultos.
Mas, durante o período de mudança de pelo você terá que ter uma atenção especial.