O cachorro Cane Corso é ideal para você? Veja ANTES de ter um


O cachorro Cane Corso é uma raça italiana, cujas origens nos levam aos tempos do Império Romano.

Muito difundido na Itália, o Cane Corso é um cão imponente, forte e resistente, que ama e defende a família e o lar. 

História da raça de cachorro Cane Corso

O Cane Corso é descendente do antigo Roman Molosser, que os soldados do império criaram e levaram consigo para a guerra.

Esta raça foi selecionada ao longo dos anos como cão de trabalho, o interior do sul da Itália contou, durante muitos anos, com numerosos exemplares desta raça.

Ele era usado como cão pastor para manejar rebanhos, mas também como cão de caça, em particular na caça ao javali.

O progressivo abandono do campo, ocorrido entre 1950 e 1970 levou à quase extinção da raça, que foi salva por um verdadeiro trabalho de recuperação por apaixonados criadores.

Hoje o Cane Corso ainda é muito difundido na Itália, mas é apreciado e está presente em todo o mundo, tanto como animal de trabalho quanto como animal de estimação.

Comportamento e personalidade do Cane Corso

O Cane Corso tem uma personalidade calma e é considerado por muitos um gigante gentil. 

Embora perfeitamente adequados para a vida doméstica, é comum que alguns cães desta raça tenham uma personalidade dominante, que deve estar sempre sob controle do proprietário.

O Cane Corso desenvolve um grande apego pelos membros de sua família e pelo que considera o líder em particular. 

Isso é bom, mas também é algo que pode causar problemas já que se por algum motivo um cão desta raça pensar que um membro da família esteja em perigo, ele não hesitará em tentar protegê-lo.

Mesmo que o “perigo” seja representado por um amigo que está abraçando o dono.

O Cane Corso é altamente inteligente e atlético e precisa de muita atividade física para se manter em forma tanto física quanto mental .

Adestramento do Cane Corso

Treinar um Cane Corso desde o dia em que o traz para casa pela primeira vez é muito importante. 

Por ser um cão muito grande e forte é essencial que ele obedeça aos comandos do seu dono e outros membros da família.

Igualmente importante é a socialização desde filhote, lidar com outros cães e outras pessoas desde pequeno reduzirá o risco de se encontrar com um animal hostil a outros cães e difícil de manejar devido à sua agressividade.

Desde cedo é importante observar o comportamento e intervir se, por exemplo, rosna quando alguém se aproxima dele ou de familiares, se é agressivo com quem toca na sua comida ou nos seus brinquedos.

Ao escolher adotar um Cane Corso, é uma excelente ideia entrar em contato com um adestrador profissional, capaz de apoiar o proprietário e dar os conselhos certos para um ótimo desenvolvimento físico e mental.

Como adestrar cão adulto? Veja esses 8 segredos essenciais

Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre

O Cane Corso em Casa

Esta raça é adequada para morar em casas amplas, com jardins e espaço disponível, como em apartamentos, desde que disponha de espaço suficiente para as suas dimensões.

Se entediado, o Cane Corso pode ser muito desobediente e destrutivo, por isso é importante, além de treinamento adequado, que faça muitas caminhadas e atividade física, para que ele descarregue as suas energias.

Embora o Cane Corso seja um cão muito protetor e um excelente cão de guarda, como todos os outros cães, não é por isso que deve ficar sozinho no jardim, sem a sua atenção. 

Pelo contrário, ele é muito sociável e necessita de um contato constante com a sua família.

O Cane Corso e as crianças

Esta raça pode ser muito protetora com as crianças da casa, porém tem alguns situações que não devem ser subestimadas.

O Corso é um cão muito grande, sem querer, por exemplo brincando ou correndo, pode machucar uma criança pequena simplesmente com o próprio peso ou com o movimento da cauda.

Ao mesmo tempo, a interação criança-Cane Corso deve ser estritamente controlada e gerenciada por um adulto, como é apropriado para qualquer raça.

Embora o Cane Corso possa ser um “gigante gentil”, nunca devemos subestimar o fato de que é um animal muito grande e forte.

Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão

Alimentação do Cane Corso

O Cane Corso não tem necessidades nutricionais específicas, pode comer rações industriais ou seguir uma dieta caseira à base de alimentos frescos. 

O veterinário poderá recomendar a dieta ideal de acordo com as necessidades de cada animal.

É aconselhável ter muito cuidado com o seu peso, os ossos e as articulações devem suportar um corpo pesado e maciço, uma situação de sobrepeso pode aumentar o risco de problemas.

Cuidado e manutenção do Cane Corso

O pelo curto do Cane Corso significa que a sua manutenção é muito simples. Por outro lado, o tamanho considerável do animal significa que o tempo a ser utilizado é considerável, mas indispensável.

O Cane Corso deve ser escovado pelo menos uma vez por semana para evitar que encha a casa de pelos e para manter o pelo sempre bonito.

Quanto ao banho e à limpeza minuciosa dos cabelos, é bom considerar uma frequência trimestral, portanto, lave a cada três meses e com um delicado xampu de cachorro. 

Obviamente, se depois de algumas caminhadas ou por outros motivos o pelo ficar muito sujo, é possível lavá-lo antes.

Padrões físicos do Cane Corso

Pelo

O seu pelo é curto, brilhante e muito denso, com uma leve camada de subpelo de textura vítrea.

Cor

Pode ser preto, cinza chumbo, cinza ardósia, cinza claro, fulvo claro; vermelho cervo, fulvo escuro, cor de trigo escura (trigo); (listras em um fundo fulvo ou cinza de diferentes tons);

Físico

Altura na cernelha:

  • Machos: 64 – 68 cm
  • Fêmeas: 60 – 64 cm

Peso:

Os machos podem ter entre 45 e 50 kg, já as fêmeas 40 a 45 kg.

O cachorro Cane Corso tem uma expectativa de vida de 10 a 12 anos.

E então, o que achou do Cane Corso? Conta para nós nos comentário.

Raças de cachorro que pode te interessar:

5/5 - (1 vote)