O cão Boxer é muito alegre, ideal para pessoas e famílias que gostam de estar sempre ao ar livre e se exercitar.
Por ser um cão cheio de energia, ele precisa de exercícios físicos para descarregar as energias, caso contrário pode ficar entediado e adotar comportamentos destrutivos em casa.
História da Raça Boxer
O cachorro Boxer como o conhecemos hoje nasceu na Alemanha no final de 1800, quando foi selecionado como uma raça de trabalho.
Embora seja uma raça relativamente nova, existem cães dos séculos XV e XVI de espécies semelhantes, que podem ser considerados os ancestrais do Boxer Moderno.
A seleção da raça começou em 1880, por um criador alemão, George Alt.
Ele importou Flora, um Bullenbeisser (uma raça conhecida como Bulldog Alemão) da França.
Da Flora teve origem a linhagem de criação e estabilização da raça, cruzada ao longo do tempo também com exemplares do Bulldog Inglês.
Há uma divergência sobre a origem do nome, o Boxer poderia derivar de uma distorção da palavra Beisser, diminutivo de Bullenbeisser.
Ou então pode ter sido atribuído devido ao hábito desta raça de usar suas patas dianteiras durante brigas com outros cães, como boxeadores (Boxers em inglês).
Comportamento e personalidade do cão Boxer
Os Boxers são cães alegres e cheios de energia, dispostos a caminhar, correr e brincar.
Eles são leais à família, que os protege contra qualquer coisa que seja uma ameaça.
O Boxer adapta-se muito bem à vida urbana.
Mas ainda mantém a sua predisposição para o trabalho, sendo particularmente adequado para uso como cão pastor em rebanhos, razão pela qual esta raça foi originalmente selecionada.
Adestramento do Cachorro Boxer
É uma espécie bem inteligente, mesmo que às vezes são um pouco “rebeldes” no treinamento. Por isso, durante o treinamento, você tem que ser firme, consistente e preciso.
Usar guloseimas como biscoitos e elogiar o cão quando ensinado irá motivá-lo e tornar o treinamento mais eficaz, que pode ser iniciado em 8 a 10 semanas de vida.
Como adestrar cão adulto? Veja esses 8 segredos essenciais
Como Treinar Cachorro Filhote: 6 Dicas Essenciais Para Se Tornar Um Mestre
O Boxer em casa
Um Boxer bem comportado é realmente um dos melhores cães que se pode ter em casa, porém se não for bem treinado você pode ter problemas de comportamento.
Para evitar problemas domésticos e manter o cão em estado de equilíbrio, é importante que ele gaste suas energias todos os dias com longas caminhadas, atividades físicas e divertimentos estimulantes como brincadeiras.
O Boxer e as crianças
O Boxer é um cão que costuma brincar alegremente com as crianças, sabe ser gentil e paciente.
Em todo caso, é preciso sempre levar em consideração seu tamanho e seus movimentos, que nem sempre são coordenados.
Se há uma coisa que os Boxers odeiam é ter as orelhas e rabo puxados.
A supervisão de um adulto é sempre recomendada.
Criança e cachorro: 8 Coisas que elas NUNCA devem fazer com seu cão
Alimentação do Boxer
Para minimizar os riscos relacionados ao coração e aos pulmões, é bom manter sempre o peso do animal sob controle, a obesidade pode diminuir consideravelmente a sua expectativa de vida.
Cuidados e manutenção do Boxer
O Boxer é um cão fácil de manejar do ponto de vista de cuidados e manutenção.
O seu pelo é fácil de limpar, é forte e resistente. Deve ser escovado semanalmente para remover os pelos que caem e manter o brilho da pelagem.
Embora não seja necessário lavar o pelo com frequência, se necessário, você pode dar banho para mantê-lo limpo com um xampu suave para cães, mesmo todas as semanas, sem afetar o pelo.
Para manter os ouvidos longe de infecções é bom limpá-los frequentemente, com uma solução recomendada pelo veterinário de acordo com as necessidades específicas.
Para evitar os cotonetes, que podem empurrar a sujeira profundamente.
As unhas devem ser aparadas regularmente a cada duas ou três semanas, quando você ouvir o som delas batendo no chão, é sinal que é hora de apará-las.
Padrões Físicos do Boxer
Pelo
Pelo curto e brilhante, que pode ser encontrado nas cores branco, tigrado e fulvo.
Físico
A altura é de acordo com a cernelha, com uma linha vertical que passa pela frente do cotovelo até o solo.
- Macho: 57 – 63 cm
- Fêmea: 53 – 59 cm
O Boxer pesa entre 25 a 32 kg e têm uma expectativa de vida entre 10 a 12 anos.